em

PG antes e depois: quando a UEPG era ‘Edifício das Faculdades’

Conselho Municipal do Patrimônio Cultural analisa tombamento de prédio da UEPG

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural decidiu pelo tombamento preliminar de parte do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A informação consta no Diário Oficial do Município dessa quinta-feira (14). Segundo o documento, a deliberação ocorreu em 4 de março deste ano, e se refere, especificamente, ao Bloco A do Campus Central, na Praça Santos Andrade.

Bloco A ainda em construção

O edifício do Bloco A foi construído entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1970, tendo sido o primeiro a reunir as múltiplas faculdades estaduais já existentes no município. Na Página Ponta Grossa Memória Viva (clique aqui e faça parte da página), mantido pelo Diário dos Campos e portal DCmais no Facebook, diversas fotos antigas contam um pouco dessa história.

Prédio já concluído, ainda sem estrutura da Praça Santos Andrade

O colaborador da Página, Ivan Rocha, descreveu um pouco do que significou a instalação do edifício, há cerca de 50 anos. “Em 1960 ainda não existia a UEPG, e o letreiro frontal dizia ainda, “EDIFÍCIO DAS FACULDADES”. (…) A UEPG foi criada por Lei em 1968 e foi sendo instalada gradativamente até 07 de dezembro de 1973”, comentou.

Detalhe da fachada, ainda com a inscrição ‘Edifício das Cidades’

Entre as imagens compartilhadas estão fotos de quando apenas o prédio principal estava disponível. Mais tarde, foram sendo gradativamente erguidos outros prédios do entorno, formando os blocos B, C e D. Isso tudo, muito antes de o Campus de Uvaranas ser constituído, com outros blocos e novos cursos.

Área central do Bloco A com automóveis estacionados

No início, a praça central do Bloco A ainda permitia que veículos estacionassem. Depois, a área recebeu a instalação de floreiras e bancos, privilegiando a socialização de professores e acadêmicos.

Área central do Bloco A, já com as estruturas que impediram estacionamento

Tombamento de prédio da UEPG

Conforme prevê a Lei Municipal 6183/1999, quando ocorre o tombamento preliminar, o proprietário (no caso reitoria da UEPG e Governo do Paraná) é notificado a respeito e tem 40 dias para oferecer impugnação ao pedido ou as considerações que julgar pertinentes. O julgamento final sobre o tombamento ocorre após decorridos 60 dias, prorrogáveis por igual período, se necessárias medidas externas.

Registro do prédio da UEPG, com a perspectiva da cidade no entorno
Prédio, já com a instalação do Bloco B (mais tarde seriam erguidos os blocos C e D)

Leia também, da mesma série:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.