em

PG antes e depois: a árvore que deu lugar ao poste

Benjamin Constant era local de descanso para os cavalos

Algumas décadas atrás, as ruas centrais de Ponta Grossa tinham um trânsito ainda dividido entre as carroças puxadas por cavalos e os automóveis, que ainda não causavam engarrafamentos. Naquele tempo, a Rua Benjamin Constant era ponto de chegadas e partidas. Claro que não havia o terminal central de ônibus, mas naquelas imediações estavam as estações de trem, e os trilhos que ligava a cidade a outras regiões distantes.

Considerando que dar água aos cavalos era um serviço comum pertinente para a época, a rua tinha, na altura da intersecção com a Rua Dr. Colares, um bebedouro público. Ali os carroceiros paravam, temporariamente, sob a sombra de uma árvore, para dar de beber aos animais, como mostra uma foto compartilhada por membros do grupo Ponta Grossa Memória Viva, no Facebook.

Imagem: Ponta Grossa Memória Viva

Anos depois, o calçamento deu lugar ao asfalto, o antigo imóvel pertencente à rede ferroviária se tornou a Estação Arte, cujo uso já foi de espaço para exposições a centro de vacinação. Mas é curioso notar que, justamente onde antes estava a árvore, está hoje um poste de iluminação pública. A estrutura ocupa quase o mesmo lugar da árvore.

Mesmo local, dias atuais: Foto de José Aldinan

Claro que hoje os cavalos nem devem ser visto nas ruas e, se assim ainda fosse, jamais poderiam ficar ali parados bebendo água. Receberiam as buzinas dos automóveis que, vindo do bairro em direção ao Centro, estariam sendo conduzidos por motoristas nervosos, aflitos por não conseguirem fazer a conversão à esquerda e subir a Dr. Colares.

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.