em

PG antes e depois: a locomotiva prestes a virar fumaça

Maria Fumaça que atravessava estados se deteriora em praça pública

Locomotiva 250, supostamente parada junto a estação em Joinville, anos 1960 / Grupo Ponta Grossa Memória Viva

A Locomotiva 250 tem história pra contar, e uma importância indiscutível como lembrança do desenvolvimento de Ponta Grossa. Tanto é assim que, em algum momento do final do século passado, foi decidido que ela seria exposta no Parque Ambiental. Ao lado da antiga Estação Paraná, ela permanece como monumento, tombado como patrimônio histórico, mas prestes a virar fumaça.

Uma publicação feita essa semana no Grupo Ponta Grossa Memória Viva, mantido no Facebook pelo Diário dos Campos e portal DCmais, relembra a glória da Maria Fumaça. Conforme postagem compartilhada pelo colaborar Luiz Carlos Kloster, o veículo aparece temporariamente parada na Estação Ferroviária de Joinville.possivelmente na década de 1960.

A imagem está em tons de cinza mas, ainda assim, parece mais viva do que nos tempos atuais. As intempéries e, principalmente, o vandalismo, tornou a Locomotiva 250 quase irreconhecível. Isso, mesmo após reforma estética promovida como presente pelo Exército, em 2019.

Locomotiva de Ponta Grossa

Reportagens recentes feitas pelo portal DCmais mostraram os danos ocorridos à Maria Fumaça nos últimos meses. A gradativa destruição ocorre, mesmo com a presença de câmeras e patrulhamento no entorno do parque. Em parte, o problema é decorrente de uma interminável burocracia, já que Fecomércio-PR já havia se oferecido a trazer a locomotiva para junto da Estação Saudade. O imóvel está sob seus cuidados desde 2020, contando com segurança patrimonial terceirizada. No entanto, até hoje existe um debate sobre a quem pertence a locomotiva: se Município ou União.

Locomotiva se deteriora no Parque Ambiental Foto: José Aldinan
Foto: José Aldinan / portal DCmais
Foto: José Aldinan / portal DCmais
Foto: José Aldinan / portal DCmais
Pintura da locomotiva está descascando (José Aldinan)

Leia também, da mesma série:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.