em

PG antes e depois: o Ponto Azul que ficou na memória

Fotografias mostram o que mudou em trecho de maior movimento no Centro de Ponta Grossa

Foto do Ponto Azul de Ponta Grossa na década de 1940
Ponto Azul na década de 1940 / Foto: Acervo Foto Elite

Imagine uma época em que o terminal central de ônibus de Ponta Grossa caberia em uma única esquina. Hoje pode parecer impossível, mas na década de 1940 o “Ponto Azul” era uma mini-rodoviária, onde os passageiros se abrigavam da chuva sob a laje estreita, ou tomavam um cafezinho no pavimento superior, enquanto esperavam a chegada do transporte.

A foto em preto e branco faz parte do Acervo Foto Elite, e retrata o local de maior movimento de pessoas e veículos para aquela época. Ao fundo, à direita, é possível ver o imóvel onde funcionava a Cervejaria Adriática. À esquerda, por entre as colunas do “terminal”, está a fachada do antigo Cine Império.

A foto de José Aldinan mostra a mesma área, com diversas mudanças, mas ainda reconhecível

Ponto Azul

O fotógrafo do DCmais, José Aldinan, buscou fazer um registro do mesmo ângulo, na tarde dessa quinta-feira (11). O antigo Ponto Azul deu lugar a um obelisco e uma árvore, enquanto que, mais à esquerda, está o “Memorial Ponto Azul”, espaço cultural do setor de artes visuais do Município. No lugar do Cine Império, que ficou vários anos abandonado, agora está um terreno baldio. A Cervejaria Adriática deu lugar a uma galeria de lojas e estacionamento de veículos.

O arte-finalista do Diário dos Campos, Matusalém Vozivoda, uniu as imagens, o que permite reconhecer o local e as mudanças

A curva composta pelo meio-fio marca o exato local onde o Ponto Azul estava antes, a partir de onde é possível notar o recuo para estacionamento de motos, e a Rua Coronel Cláudio, hoje calçadão por onde só trafegam os pedestres.

Sherlock Holmes Cultura

A página Sherlock Holmes recupera, neste final de semana, um pouco da história do “Ponto Azul”, surgido na década de 1940, e que, mesmo não existindo mais, ainda serve carinhoso apelido à Praça Barão do Rio Branco e é referência geográfica para os moradores de Ponta Grossa. O texto também pode ser conferido na edição impressa do jornal Diário dos Campos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.