em

UTFPR de Ponta Grossa desenvolverá tecnologia para baterias de carros elétricos

Projeto viabilizará um pack de baterias com íons de lítio com sistema de controle de baterias (BMS) para tornar preços mais competitivos no mercado

O projeto, coordenado pela prof. Dra. Fernanda Correa, inicia nos próximos dias e será desenvolvido em dois anos (Foto: Fábio Matavelli)

Um dos maiores empecilhos da popularização brasileira dos carros elétricos – que prometem diminuir a emissão de gases poluentes, emitir menos ruídos e provocar uma economia a longo prazo – é o seu preço de venda. Mas isso pode mudar em breve e um dos motivos é um projeto que será iniciado nos próximos dias no campus de Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-PG).

Junto ao campus de Curitiba e às unidades do Senai de Londrina e da capital paranaense a universidade local desenvolverá um pack de baterias de íons lítio com sistema de controle de baterias (BMS), que tem como objetivo aumentar a vida útil do sistema e torná-lo mais competitivo.

“A bateria corresponde de 30 a 40% do custo de um veículo e é um empecilho para os elétricos. Tudo que temos hoje é provido de fora, as montadoras importam as baterias – e desenvolver aqui é mais um causador de baixa no preço”, avalia a professora da UTFPR-PG, Dra. Fernanda Correa, que está coordenando o projeto.

As UTFPRs e o Senai têm como parceiras do projeto a montadora Renault do Brasil e a Clarios Energy Solutions, fornecedora de baterias que auxiliará com conhecimento e suporte técnico. “O projeto é focado em veículos urbanos de pequeno porte e o aplicaremos no Zoe, veículo 100% elétrico da Renault”, conta Fernanda.

Renault Zoe (Foto: Divulgação)

Investimentos

No total, serão investidos mais de R$ 2,11 milhões no projeto, sendo que R$ 497,1 mil são destinados à Ponta Grossa. A maior parte (71%) dos recursos locais serão direcionados para bolsas de estudo e o restante será dividido entre taxa administrativa da Funtep (13%) e equipamentos e testes (16%) – entre os investimentos está a aquisição de um simulador para o campus local, por exemplo.

Serão envolvidos estudantes e pesquisadores dos cursos de Engenharia Elétrica e Física. “Um estudo como esse gera mão de obra especializada. A indústria vem se tornando mais competitiva e precisa de pessoal qualificado para acompanhar os avanços tecnológicos”, destaca a prof. Dra. Fernanda Correa.

O projeto

“Pack de Baterias de Íons Lítio com BMS” é um dos projetos selecionados pelo Rota 2030, programa que visa criar e aplicar novas tecnologias no setor automotivo brasileiro para gerar mais competitividade da produção nacional.Ele faz parte do eixo de propulsão alternativa á combustão e segue a linha temática “desenvolvimento e modelagem dos sistemas de armazenamento de energia”.

“Um dos grandes desafios para a eletrificação veicular são as baterias e seu gerenciamento com o monitoramento e controle rigoroso de diversos parâmetros. Desta forma, o projeto visa desenvolver um pack de baterias de íons de lítio com sistema de controle de baterias (BMS) do pack para mobilidade elétrica aplicado a veículos urbanos de pequeno porte, que atenda as demandas de energia/potência de um veículo compacto para uma autonomia adequada dentro de grandes centros urbanos”, cita o projeto.

Nos seus 2 anos de duração, em 1 ano e meio ele será desenvolvido segmentadamente pelas instituições de ensino, para nos últimos seis meses ser integrado. A UTFPR de Ponta Grossa será responsável pelo desenvolvimento do sistema de gerenciamento das células da bateria, o Senai pelo pack em si e a UTFPR de Curitiba pela modelagem.

Leia também: Universidades de Ponta Grossa desenvolverão tecnologia para reduzir custos na fabricação de veículos brasileiros

Rota 2030

Esta reportagem faz parte da série que retrata os projetos que representam Ponta Grossa no programa Rota 2030, iniciativa do Governo Federal que visa estimular o investimento e o fortalecimento das empresas brasileiras do setor automotivo por meio do desenvolvimento e da aplicação de novas tecnologias. A iniciativa abre oportunidades para as empresas do setor investirem no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias, desenvolvidas por pesquisadores de universidades e instituição de ensino.

Saiba mais sobre o programa: Ponta Grossa desenvolve tecnologias pioneiras para o setor automotivo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.