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Universidades de Ponta Grossa desenvolverão tecnologia para reduzir custos na fabricação de veículos brasileiros

Através de programa nacional pesquisadores da UTFPR e UEPG trabalharão para aperfeiçoar moldes para fundição sob pressão de alumínio, utilizados na montagem de veículos

“A ideia do programa também é aumentar as parcerias entre universidades e indústrias - que hoje carecem de mestres e doutores, o que resulta em menos valor agregado”, diz o coordenador do projeto, prof. Dr. Anderson Pukasiewicz (Foto: Fábio Matavelli)

Pesquisadores das universidades públicas ponta-grossenses desenvolverão, nos próximos 12 meses, um estudo que visa reduzir custos na fabricação de veículos brasileiros a partir da ferramentaria. “Recuperação de Moldes para Fundição Sob Pressão de Alumínio por Técnicas Avançadas de Manufatura” é um dos projetos selecionados pelo Rota 2030, programa que visa criar e aplicar novas tecnologias no setor automotivo brasileiro para gerar mais competitividade da produção nacional.

O projeto é coordenado pelo prof. Dr. Anderson Pukasiewicz, do campus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-PG) e também conta com a participação de pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e dos campus de Curitiba e Londrina da UTFPR. Entre as empresas parceiras estão a Renault do Brasil (montadora), Villares Metals (fornecedora de aço), Oerlikon Balzers (de revestimentos) e as ferramentarias  Walbert Modelação e JN.

“Esse projeto viabiliza mais valor agregado pela melhora no processo de fabricação. Essa tecnologia está sendo trazida para o país, já que não é utilizada ainda, e permitirá uma redução de custo na produção porque o molde fica mais tempo trabalhando ao ganhar mais vida útil”, explica Pukasiewicz.

Investimentos

No total, serão aplicados R$ 1,28 milhão com contrapartida das empresas e R$ 943,38 mil de aporte da Fundep para as universidades. Apenas para o campus Ponta Grossa da UTFPR R$ 714 mil serão direcionados a bolsas de estudo e R$ 42,9 mil a investimentos em infraestrutura.

São nove pesquisadores e dez bolsistas envolvidos. De Pota Grossa, participarão estudantes – desde graduandos até doutorandos – dos cursos de Tecnologia em Fabricação Mecânica, Engenharia Mecânica, Física e Engenharia de Materiais.

O projeto

Este projeto faz parte da linha “Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas”, que visa solucionar as dificuldades de empresas com baixa produtividade e defasagem tecnológica, capacitando a cadeia de ferramental de produtos automotivos para atingir competitividade em nível mundial.

Ele visa desenvolver uma metodologia para a recuperação de ferramental de fundição sob pressão de ligas de alumínio buscando a redução das tensões residuais, distorções, bem como redução dos problemas de trincas pela difusão de alumínio utilizando diferentes tecnologias avançadas de deposição.

“Neste sentido, através da utilização das técnicas de Aspersão Térmica de alta Velocidade e Soldagem Laser, busca-se não apenas a agilidade e redução de custos, mas também a possibilidade de execução de reparos em componentes pré-existentes e a eliminação de problemas inerentes aos processos de soldagem, como deformações e formação de microestruturas frágeis”, explica o projeto.

Rota 2030

Esta reportagem faz parte da série que retrata os projetos que representam Ponta Grossa no programa Rota 2030, iniciativa do Governo Federal que visa estimular o investimento e o fortalecimento das empresas brasileiras do setor automotivo por meio do desenvolvimento e da aplicação de novas tecnologias. A iniciativa abre oportunidades para as empresas do setor investirem no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias, desenvolvidas por pesquisadores de universidades e instituição de ensino.

Saiba mais sobre o programa: Ponta Grossa desenvolve tecnologias pioneiras para o setor automotivo

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