em

Caminhão produzido em Ponta Grossa torna-se o segundo pesado mais vendido do Brasil

Modelo XF105 foi primeiro a ser produzido pela DAF no país, em 2013 (Foto: Divulgação)

O caminhão XF105, primeiro modelo ponta-grossense da DAF, ficou pela primeira vez em segundo lugar na lista dos caminhões pesados mais vendidos do Brasil e em terceiro no ranking geral do veículo. De acordo com as informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 362 unidades do caminhão produzido em Ponta Grossa foram vendidas no último mês. Com estes resultados, o DAF XF 105 acumula 2.427 vendas no ano; o primeiro lugar geral continua sendo do modelo pesado da Volvo FH 540, que soma 3.636 emplacamentos desde janeiro, e o segundo é do modelo 11.180 da Volkswagen, da categoria “médio”, que acumula 2.965 vendas.

O DAF XF105 foi o primeiro modelo a ser produzido em Ponta Grossa, única cidade a contar com uma montadora da marca na América. Ele está no mercado há sete anos e aparece nos últimos quatro na lista da Fenabrave dos dez pesados mais vendidos anualmente: em 2016 foi o 6º, em 2017 o 4º e em 2018 e 2019, o 5º. No ano passado, à sua frente estavam dois modelos da Volvo (FH 540 em 1º e FH 460 em 3º), um da Scania (R450, em 2º) e um da Mercedes-Benz (Actros 2651, em 4º).

O primeiro caminhão ponta-grossense tem capacidade máxima de carga de 74 toneladas e é voltado para o transporte pesado, de longas distâncias. O modelo XF105 conta com quatro variações: FT, FTS, FTT e off-road.

Produção

A DAF integra a PACCAR, quarta maior montadora de caminhões do mundo. A empresa conta com indústrias em três continentes: na América a unidade fica localizada em Ponta Grossa, na Europa em Eindhoven (Holanda), Westerlo (Bélgica) e em Leyland (Reino Unido), e na Oceania em Bayswater (Austrália).

A planta ponta-grossense é responsável pela produção dos pesados XF105 e CF85, que também contam com versões off-road (voltadas para operações de cana e madeira), e dos seus motores PACCAR MX.

A DAF elevou o seu principal modelo à colocação de segundo mais vendido do país no mesmo mês em que lançou a sua nova versão, chamada de Novo XF, que promete até 14% de economia de combustível.

Venda de caminhões em Ponta Grossa cresceu 53,8% em um mês

De acordo com os dados da Fenabrave, em agosto sessenta caminhões foram vendidos em Ponta Grossa – 53,8% a mais do que no mês anterior. No ano, são 258 emplacamentos. A Federação não especifica os modelos vendidos por município.

De acordo com um levantamento feito pela reportagem do Diário dos Campos e divulgado há pouco mais de um mês, nos últimos dez e cinco anos a principal cidade dos Campos Gerais foi a que registrou o maior aumento na frota de caminhões entre os cinco maiores municípios do estado (Curitiba, Londrina, Maringá, PG e Cascavel). Os dados, obtidos com o Detran e atualizados até junho, apontam que proporcionalmente Ponta Grossa possuía um caminhão a cada 28 habitantes no final do primeiro semestre.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.