em

Frota de caminhões de Ponta Grossa é a que mais cresce entre as maiores do PR

Transportadora diz que irá absorver alta do diesel, mas terá redução de investimentos
(Foto: José Aldinan)

A poucos passos de se consolidar como “capital paranaense do caminhão” devido à produção do veículo, Ponta Grossa também se destaca no crescimento da sua frota: dentre as cinco maiores cidade do estado, em cinco anos PG foi a que obteve a maior alta no total de caminhões credenciados no município.

Os dados mais recentes disponibilizados pelo Detran apontam que de fevereiro de 2016 a fevereiro de 2021 a frota de caminhões da maior cidade dos Campos Gerais cresceu 10,56%, subindo de 11.452 para 12.662 – um caminhão a cada 28 habitantes.

Apesar de essa ter sido a maior alta dentre as maiores do estado para o período, proporcionalmente a cidade fica 3º lugar no ranking de quantidade proporcional por habitante. À sua frente estão Maringá (1 caminhão a cada 25 habitantes) e Cascavel (1 caminhão a cada 26 habitantes). Após Ponta Grossa, aparecem Curitiba (1 a cada 41 habitantes) e Londrina (1 a cada 49 habitantes). Em todo o estado a média é 1 caminhão a cada 30 pessoas.

Um ano

No período de um ano Ponta Grossa fica em 2º lugar no ranking de crescimento. Cascavel lidera, com 3,17%, para então aparecer PG, com 1,27%, Londrina (+0,4%) e Curitiba (+0,06%). Maringá teve desempenho negativo, com retração de 0,96% na sua frota de caminhões entre fevereiro de 2020 e o mesmo mês de 2021.

Produção

Ponta Grossa é não só um gargalo logístico do estado, mas também uma grande produtora desse tipo de veículo; desde 2013 sedia a montadora DAF e em breve receberá a primeira unidade da Tatra Trucks de fora do seus país de origem – República Theca –, por exemplo.

A DAF tem crescido em participação de mercado e hoje é a 6ª marca amais vendida no país. No mês passado um novo modelo foi anunciado, junto à perspectiva de que a DAF, após registrar recorde de vendas em 2020, pretende crescer em 65% até o fim do ano e entrar em novo segmento – fato que já desponta com os primeiros resultados do ano, já que no primeiro trimestre de 2021 o volume de vendas de caminhões DAF no Brasil foi 26% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Na semana passada a empresa também comemorou a venda de 2 mil unidades do “Novo XF”, modelo disponibilizado em outubro, e nesse ano completa em junho 2 anos de operações da Paccar Financial e em julho 1 ano de operações do Centro de Distribuição de Peças Paccar Parts – ambos empreendimentos localizados em Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.