em

UPA Santana registra média de 240 atendimentos diários

Foto: José Aldinan / Arquivo DC

Após dois meses desde a sua inauguração, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santana registrou cerca de 240 atendimentos diários, o que totaliza uma média de 7 mil atendimentos ao mês. O prédio abriu as portas em março deste ano para organizar os serviços de urgência e emergência em Ponta Grossa durante um dos períodos mais críticos da pandemia. Um dos objetivos da nova unidade foi direcionar os atendimentos clínicos que antes eram atendidos na UPA Santa Paula. Essa, por sua vez, passou a atender somente casos de pacientes com a covid-19.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), a UPA Santana é 24 horas e conta com uma equipe formada por cinco médicos na escala de 12 horas durante o dia e quatro médicos na escala de 12 horas à noite. A unidade conta ainda profissionais de enfermagem, nutrição, recepção, zeladoria, epidemiologia, radiologia, serviço social, fisioterapia e almoxarifado.

“Os números de atendimentos realizados na UPA Santana se mantêm altos, mais do que havíamos preconizado lá no começo. Em virtude da UPA Santa Paula estar focada nos atendimentos da covid, a nova unidade vem justamente como uma retaguarda aos atendimentos que a outra realiza”, apontou o médico Rodrigo Manjabosco, secretário de Saúde e presidente da FMS.

Manjabosco destaca ainda que o serviço prestado na Santana ainda passa por algumas adequações. “É um serviço jovem, inaugurado recentemente. Por isso estamos organizando os processos a cada dia que passa para trazermos mais melhorias à população. Os profissionais também vão receber treinamentos, seguindo os novos protocolos. Importante destacar que nós estamos com uma escassez de profissionais médicos que estão muito cansados e, muitas vezes, não conseguem completar suas escalas”, disse o secretário.

UPA Santa Paula

Segundo a Fundação de Saúde, a UPA Santa Paula estava com lotação máxima até a última sexta com 12 pacientes em intubação e 24 pacientes em observação. A unidade conta com medicação disponível para suporte dos pacientes, mas a rede de gás já trabalha acima da capacidade.

A UPA conta com 10 médicos divididos em cinco profissionais a cada 12 horas. As equipes de enfermagem estão divididas em 12 enfermeiros e 68 técnicos de enfermagem. “A UPA Santa Paula conta com equipe de fisioterapia com quatro residentes e dois preceptores , além de uma nutricionista de segunda a sexta-feira”, finalizou a FMS.

Atendimentos UPA Santana por mês

Março – 14/03 às 19 horas a 31/03: 3.517 atendimentos

Abril: 7.052 atendimentos

Maio: 01/05 a 15/05: 3.430 atendimentos

Fonte: Fundação Municipal de Saúde (FMS)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.