em

Aulas presenciais voltam na segunda em 31 colégios estaduais em PG

Foto: Arquivo/DC

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte retoma uma nova rodada de abertura gradual dos colégios estaduais na próxima segunda-feira. Em Ponta Grossa, 31 escolas devem retornar ao modelo híbrido, com aulas presenciais. Ao todo, o município conta com 49 colégios estaduais. Os outros 18 devem voltar com às salas de aula no dia 7 de junho. Em todo o Paraná, são 627 unidades que voltarão às atividades presenciais depois de mais de um ano de suspensão. 

Além de Ponta Grossa, fazem parte deste retorno ttrês instituições de Curitiba com Ensino Médio Técnico e colégios em cerca 175 municípios do interior, incluindo parte das escolas de cidades como Londrina e Paranaguá, onde nenhuma escola pública das redes municipal e estadual ainda  havia voltado ao modelo híbrido. 

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Luciana Sleutjes, disse na sexta-feira que todas as turmas vão voltar para as salas de aula, o que inclui ensino fundamental, ensino médio, cursos técnicos e educação de jovens e adultos (EJA).

“O critério de retorno dessas 31 escolas levou em consideração algumas questões: priorizamos aquelas que ofertam o ensino noturno, que tenham alunos com baixa frequência nas aulas online por meio da plataforma Meet e que tenham funcionários suficientes para um atendimento de qualidade”, acrescentou Luciana.

Ponta Grossa também passou a contar com quatro escolas cívico-militares: José Elias da Rocha (Olarias), Professor Colares (Oficinas), Doroteu de Pádua (Periquitos) e Antônio Sampaio (Uvaranas). “Todas as cívico-militares também se enquadram no requisito de ter alunos com baixa frequência nas aulas remotas e números suficientes de funcionários para prestar atendimento de qualidade aos alunos, por isso também voltam às aulas presenciais”, disse a chefe do Núcleo.

Modelo híbrido

O modelo híbrido de ensino une atividades remotas e presenciais. Enquanto uma parte dos alunos está em sala de aula, a outra parte assiste às aulas ao vivo de forma remota. As escolas foram equipadas com computadores e internet, possibilitando que os professores interajam com ambos os grupos de estudantes ao mesmo tempo.

No último dia 10, 200 colégios estaduais abriram as portas para todas ou parte de suas turmas, conforme a capacidade de estudantes que poderiam ser recepcionados e a disponibilidade de profissionais de educação fora dos grupos de risco. Pelo Núcleo Regional de Educação, retornaram uma parte dos alunos de 17 colégios estaduais, em Castro, Ivaí, Imbituva e São João do Triunfo.

Os colégios que não retomarem as aulas presenciais permanecerão no ensino remoto, por meio da plataforma digital Aula Paraná, das videoaulas exibidas na TV aberta e no YouTube, além dos kits pedagógicos impressos. Eles poderão passar para o modelo híbrido em futuras rodadas de abertura.

Proteção

As instituições de ensino seguem um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.

Segundo a Seed, o retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejarem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino.

Saiba mais: APP Sindicato disponibiliza notificação extrajudicial contra retorno

Confira: Lista das escolas estaduais que retornam dia 24 em PG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.