em

Polícia é acionada para conter confusão na vacinação em Ponta Grossa

Imagem cedida por Juliano Cardoso

A Polícia Militar e a Guarda Municipal precisaram ser acionadas na manhã desta quinta-feira (13) para acalmar os ânimos e apartar confusão entre servidores do Departamento de Imunização e pessoas que formavam filas na vacinação contra covid em Ponta Grossa.

A confusão aconteceu na Estação Arte, no Centro. Como o dcmais mostrou nesta semana, os ‘sem agendamento’ estão procurando cada vez mais a imunização por conta própria, o que o Município não recomenda. Hoje houve estopim.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), um grande público sem agendamento procurou a Estação Arte nas primeiras horas do dia. No entanto, boa parte dele não seria atendido, pois o protocolo adotado pela FMS é vacinar as pessoas que conseguiram agendamento via site oficial da Prefeitura. Assim começou a confusão na vacinação em Ponta Grossa.

“Por conta do protocolo, a equipe [de imunização] precisou realizar orientações ao público nesta manhã, para que retornassem para casa e realizassem os agendamentos em novos chamamentos”, diz a Prefeitura via nota.

A partir desta orientação houve desentendimento entre populares e servidores. A confusão só terminou após a chegada das forças de segurança, que reforçaram a orientação aos ‘sem agendamento’ e garantiram a sequência da vacinação contra covid na Estação Arte. “Não haverá mais aplicação sem agendamento”, reforçou a Prefeitura em nota oficial.

Demanda

A procura dos ‘sem agendamento’ pela chamada “xepa da vacina” vinha aumentando gradativamente em decorrência da diminuição de prazo entre cada uma das doses contra covid.

Por conta desta redução de tempo, a demanda por vacina em Ponta Grossa aumentou, mas a quantidade de doses disponíveis quase não teve alteração.

Agendados também enfrentaram problemas hoje (13)

Além da confusão com os ‘sem agendamento’, houve problemas com aqueles que agendaram a vacina mas tiveram seus horários modificados pelo sistema da Prefeitura de Ponta Grossa. “Muitos não viram o comunicado que saiu nas redes sociais sobre isso. No caso da minha mãe, o primeiro comprovante era para às 9 horas da manhã, mas no outro dia, ao consultar, estava para 10h58”, informou um dos presentes na Estação Arte.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.