em

Fila dos ‘sem agendamento’ cresce e preocupa a Fundação de Saúde

Foto: José Aldinan

Uma cena tem se repetido na vacinação contra covid em Ponta Grossa: enquanto alguns cidadãos chegam à Estação Arte no horário agendado via site da Prefeitura, outros iniciam uma longa fila aos arredores do local e se aglomeram na expectativa da imunização. É a fila dos ‘sem agendamento’. Ela é formada, de maneira geral, por aquelas pessoas que estão no período de aplicação da dose, mas não conseguiram agendar no sistema online e oficial. Acontece que a fila está maior a cada dia e passa a preocupar a Fundação de Saúde (FMS).

Nesta terça-feira (11), antes da abertura da Estação Arte, dezenas dos ‘sem agendamento’ já estavam à espera do início da campanha de vacinação. Há o lado positivo pelo interesse na imunização, mas o acúmulo de pessoas no ponto de vacinação é o que a FMS tentava evitar quando implementou o agendamento.

“A recomendação que damos é que as pessoas façam o seu agendamento, pois a procura por vacinas sem agendamento gera filas e aglomerações. Não é o recomendado. Temos feito trabalho de conscientização para que as pessoas se atentem ao agendamento e procurem fazê-lo para ter horário correto, não ter acúmulo de pessoas e a gente organizar o processo vacinal”, diz o secretário de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

Rodrigo Manjabosco. Foto: Arquivo DC

Um dos problemas constatados pela reportagem nas últimas semanas é que o processo de agendamento pelo site da Prefeitura de Ponta Grossa tem terminado de forma relâmpago. Em questão de 20 a 30 minutos, as milhares de vagas – que representam a quantidade de doses disponíveis para aquela campanha – são preenchidas.

Em geral, o público convocado para a vacinação é muito grande na comparação com a disponibilidade de doses. Resultado: o sistema online vem apresentando sobrecarga constantemente, alguns conseguem a ‘sorte’ de acesso e outros se deparam depois de minutos com a mensagem ‘vagas esgotadas’.

“Abre o agendamento, mas quando você consegue abrir para fazer o cadastro já está esgotado”, expõe Mário Onisko. “Ninguém está conseguindo entrar no site e assim mesmo já está tudo esgotado, não dá para entender”, lamenta Jussara Tizon.

Segundo a pasta da Saúde, o público ficou amplo após a determinação do Ministério da Saúde para redução do intervalo entre a segunda dose e o reforço, passando de seis para quatro meses.

Os ‘sem agendamento’ conseguem se vacinar?

Nesta terça-feira pelo menos quatro atendentes atuavam na Estação Arte para recepcionar os ‘sem agendamento’ que formavam filas e foram tentar a sorte. Dezenas conseguiram se imunizar mesmo sem o horário marcado e a reportagem constatou presencialmente que a fila ‘andou rápido’. De 15 a 20 minutos até receber a dose.

Fila dos ‘sem agendamento’ na Estação Arte. Foto: José Aldinan

“É evidente que não temos o intuito de ficar negando vacinas. Como temos doses disponíveis no local, a gente vacina, mas evidentemente isso gera um transtorno. Gera uma dificuldade nas filas, gera aglomeração, gera acúmulo de pessoas no mesmo ambiente. O que a gente tem percebido é que essa fila dos ‘sem agendamento’ tem aumentado e isso nos preocupa”, diz Manjabosco.

Questionado sobre a origem das doses aplicadas nos ‘sem agendamento’, o secretário de Saúde informa que as vacinas fazem parte da ‘xepa’. São as doses dos cidadãos que agendam de forma errada ou agendam e não comparecem ao local de vacinação, formando excedente de doses.

A Fundação de Saúde tem reforçado que ficar na fila dos ‘sem agendamento’ não é garantia de conseguir a aplicação da vacina contra covid. Por isso não oficializa a xepa.

Ponta Grossa tem lei da xepa

A Prefeitura de Ponta Grossa sancionou em setembro do ano passado a lei que previa a formação de cadastro para obtenção das “xepas da vacinação”. O cadastro seria uma forma de garantir que não se perdesse nenhuma gota do imunizante, e serviria também para organizar a distribuição.

Contudo, esse cadastro não teve regulamentação e não tem sido aplicado previamente. Ele é feito pelos atendentes apenas minutos antes em que os ‘sem agendamento’ vão ser imunizados na Estação Arte. Assim, não existe convocação individual para a xepa da vacina contra covid em Ponta Grossa.

Campanha contra covid tem sequência no sábado

A Prefeitura vai ampliar a ação de imunização contra covid prevista para este sábado (15). Além da aplicação na Estação Arte e no Ginásio Oscar Pereira, também vai ser realizada vacinação na modalidade drive thru no Centro de Eventos.

CONFIRME E CONSULTE O SEU AGÊNDAMENTO AQUI

O alvo desta ação continua sendo a aplicação de reforço para todos acima de 18 anos que tomaram a segunda dose de Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer até dia 15 de setembro; e todos acima de 18 anos que tomaram a primeira dose de Pfizer até dia 24 de dezembro.

A etapa vai ocorrer no Centro de Eventos, das 9h às 20h, com 3.500 doses disponíveis na modalidade drive thru.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.