em

Jorge Sebastião Filho é eleito presidente da OAB em Ponta Grossa

Jorge Sebastião Filho. Foto: José Aldinan

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizou sua eleição nesta quinta-feira (25) das 8 às 18 horas. Em Ponta Grossa, Jorge Sebastião Filho, da Chapa XI de Agosto, foi eleito presidente da Subseção da OAB para o triênio 2022-2024, ao lado da vice Adriana de Fátiva Pilatti Ferreira Campagnoli, com 756 votos. Em Ponta Grossa, três chapas concorreram à Subseção da Ordem. Além de Jorge Sebastião Filho, disputaram à presidência Luiz Carlos Simionato Júnior e Ângelo Pilatti Júnior.

O primeiro encabeçou a chapa de situação: XI de Agosto. Simionato Júnior esteve à frente da Algo Novo – Viva a Inclusão, com Denise Scherer como vice, e obtiveram 551 votos. Por fim, Pilatti era o candidato à presidência do grupo denominado Advocatus; o vice é Marcos Luciano de Araújo e conquistaram 302 votos. No total, 1.714 advogados votaram em Ponta Grossa; votos brancos somaram 47 e nulos foram 58.

O processo eleitoral envolveu milhares de pessoas, mas pela primeira vez o registro de voto ocorreu de forma virtual, por meio da plataforma online Webvoto. Além do presidente, as chapas foram formadas por vice-presidente, secretário-geral, secretário-geral adjunto, tesoureiro e conselheiros titulares e suplentes. Cada grupo é composto por 28 advogados. A única função com mais de uma pessoa é a de conselheiro. Foram 11 titulares e 12 suplentes em cada chapa.

Uma das regras estabelecidas na formação das chapas foi a paridade entre homens e mulheres. Havia também o respeito à cota de 30% de candidatos negros sobre a totalidade de cargos.

Além de Ponta Grossa, que tem à frente atualmente a advogada Rúbia Carla Goedert (XI de Agosto), outras 48 subseções da OAB Paraná escolheram presidentes. Também houve eleição da Seccional do Paraná, em Curitiba.

Estado

Assim como em Ponta Grossa, a Seccional Paraná da OAB teve três candidatos. Marilena Indira Winter, atual vice da Ordem no estado, da chapa da situação – XI de Agosto – foi eleita presidente da da Seccional Paraná, com 26.736 votos. A oposição ‘Algo Novo’, que teve à frente Marcelo Trindade de Almeida, recebeu 12.679 votos. A terceira chapa concorrente, que levou o nome de Artigo 5°, com Rômulo Quenehen pleiteando a presidência, recebeu 5.382 votos. Foram 49.365 votos em todo o Estado; votos brancos somaram 2.133 e nulos foram 2.435.

Leia mais: Conheça os candidatos que disputam a Eleição da OAB nesta quinta (25)

Jorge Sebastião fala em conhecimento de gestão para assumir a OAB

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.