A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realiza eleições no próximo dia 25 (quinta-feira), das 8h às 18h. Em Ponta Grossa, pela primeira vez três chapas concorrem à Subseção da Ordem. O jornal Diário dos Campos e o portal dcmais promovem entrevistas com os três candidatos à presidência. São eles: Jorge Sebastião Filho, Luiz Carlos Simionato Júnior e Ângelo Pilatti Júnior.
Ontem, o candidato de situação Jorge Sebastião Filho, da chapa XI de Agosto, esteve nos estúdios e falou por 27 minutos sobre planos e propostas para o órgão que tem representatividade na advocacia, como também no debate de temas que envolvem a sociedade.
Jorge Sebastião Filho é advogado criminal em Ponta Grossa e atua como professor do curso de Direito de diferentes instituições de ensino superior. Atua há mais de 20 anos na profissão e integra o Conselho Estadual da OAB, em Curitiba. “Me deu suporte de conhecimento a respeito da gestão da OAB e de como funciona o mecanismo da Ordem”, afirma.
A chapa, composta por 28 nomes, foi formada com a intenção de agregar advogados de todas as áreas do Direito. “A gestão é feita por um grupo. Não só pelo presidente ou diretores”, diz.
“Precisamos ressaltar que é um trabalho voluntário e o que me levou a me candidatar a esse voluntariado foi minha experiência em Curitiba, onde percebi que podemos fazer muito pela classe. Estudei como funciona o sistema da OAB e falei: ‘não basta eu prestar esse serviço apenas em Curitiba. Preciso me voltar para a minha cidade, para a minha Subseção’. Aí me encorajei e me coloquei à disposição como candidato pela XI de Agosto”, acrescenta.
Propostas
Apesar de integrar a chapa de situação, Jorge Sebastião Filho garante que há melhorias a se fazer na Subseção de Ponta Grossa. O lema da campanha leva a palavra ‘inovação’. “A advocacia hoje passa por um momento difícil. Há aumento significativo de advogados no mercado de trabalho e crescimento desenfreado de cursos de Direito. Aí há um desafio: como acomodar esse pessoal no mercado?”, expõe.
“A nossa proposta é criar um programa de integração para a jovem advocacia. O aluno sai da faculdade com conteúdo jurídico, mas sem uma experiência da atividade. Ele fica desesperado. O jovem advogado precisa de suporte. Suporte de como montar o escritório, como atender o cliente, como precificar o trabalho, como elaborar bom contrato de honorários, quais as regras que devem ser respeitadas na profissão. Temos um projeto para atender esses advogados e temos equipe especializada para isso”, garante o candidato.
Ponta Grossa tem mais de 2 mil advogados regularizados na Subseção, que também abrange a cidade de Carambeí. O grupo de Jorge Sebastião também pretende assegurar a defesa de prerrogativas da profissão, criando uma espécie de plantão de pronto atendimento aos profissionais que necessitem de contato imediato com a Ordem. A chapa também se propõe a criar canais de comunicação com a sociedade por meio do programa ‘Conhecendo a OAB’.
Estado
Ogrupo XI de Agosto também concorre à Seccional Curitiba da OAB, que representa todo o estado do Paraná. Na capital, a chapa é encabeçada pela advogada Marilena Indira Winter, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da Ordem.
Entrevistas
A série de entrevistas do DC e portal dcmais com os candidatos à presidência da Subseção Ponta Grossa da OAB continua nesta quinta-feira (11), às 13h30, com o advogado Luís Carlos Simionato Júnior, da chapa Algo Novo – Viva a Inclusão. Na sexta-feira (12), no mesmo horário, o Grupo Diário dos Campos de Comunicação recebe o advogado Ângelo Pilatti Júnior, da chapa Advocatus.