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Grupo de ex-alunos de Harvard investe em startup de Ponta Grossa

Foto: Divulgação

O sucesso do bom e velho marketing “boca a boca” é a base da “Amplifique.me”, startup de Ponta Grossa que profissionaliza esse serviço. O uso dos clientes satisfeitos tem tanto potencial que um fundo de investimentos gerido por um grupo de ex-alunos de Harvard está apostando na empresa local.

Em entrevista à Gazeta do Povo os empresários revelaram que a startup recebeu um aporte – que não teve o seu valor divulgado – do Grupo da HBSAAB (Harvard Business School Alumni Angels of Brazil), formado por brasileiros que se graduaram na universidade que é uma das mais conhecidas em todo o mundo.

O investimento deve viabilizar a expansão da empresa e impulsionar novas contratações: segundo informações da Gazeta, a empresa, que conta com 14 colaboradores atualmente, tem a expectativa de chegar em 2023 com um time de 60 pessoas. O foco deve ser o desenvolvimento do produto, ampliando o time de profissionais nas áreas de tecnologia e engenharia, e o setor de marketing e vendas.

A ideia

A reportagem traz dados de uma pesquisa realizada pela Universidade Texas Tech em 2018, que aponta que 83% dos consumidores satisfeitos de um serviço ou produto estão dispostos a indicá-lo a outras pessoas, mas apenas 29% o fazem. “É com base em incentivar esse número a crescer — e, consequentemente, melhorar a visibilidade das empresas na internet e facilitar a aquisição de novos clientes — que a startup busca automatizar a gestão das indicações de clientes em plataformas digitais”, diz o texto.

O CEO da Amplifique-me, Cristiano Machado, disse que a ideia da startup surgiu em 2011 quando ele fez um MBA nos Estados Unidos e percebeu que o marketing boca a boca poderia ser profissionalizado no Brasil. “Me dei conta de que essa estratégia era algo científico. Muitas empresas de lá vendem serviços e produtos relacionados a essa ideia, e eu voltei ao Brasil querendo algo nesse sentido”, contou ele.

Em 2017 a ideia saiu do papel junto a mais três sócios: Rafael Breus (CPO), Robson Penteado (CTO) e Lincoln Valle (diretor de experiência do cliente). Hoje os principais clientes são restaurantes e hotéis, mas segundo a startup qualquer serviço pode ser impactado pela gestão de reputação online, “de mecânicos a bancos”.

Daniel Famano, associado da HBSA Angels of Brazil e investidor líder no acompanhamento da Amplifique.me, disse à Gazeta que a empresa apresenta um grande potencial de crescimento em um mercado promissor. “O marketing digital está em constante transformação e precisamos de novas ferramentas para ter sucesso nesse novo contexto”, avaliou.

Metodologia

“A Amplifique.me parte da metodologia conhecia como NPS (do inglês Net Promoter Score), que avalia o índice de satisfação do cliente em uma escala de zero a dez. Os clientes mais satisfeitos são instigados — via SMS, e-mail, WhatsApp, QR Code, entre outras opções — a deixar uma avaliação em alguma plataforma online, do TripAdvisor ao Google Meu Negócio. Isso auxilia na publicidade do negócio, levando a uma aquisição de novos clientes”, explica a Gazeta do Povo em sua reportagem.

Para o presidente da startup, o principal diferencial é a automação de três etapas do processo — gestão da experiência do cliente, marketing de indicação e gestão da reputação online — através de uma plataforma no modelo SaaS (software como serviço).

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