PG terá semana de Combate à Violência Obstétrica, veja quando

A Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, sancionou a Lei nº 15.932, que institui a Semana Municipal de Combate à Violência Obstétrica. A legislação sancionada na última segunda-feira (22) é de autoria do vereador Guilherme Mazer (PT) e visa levar informação às gestantes e garantir maior segurança no momento do parto.
De acordo com a nova legislação, a semana terá como objetivo principal difundir informações para as usuárias do sistema de saúde acerca dos seus direitos reprodutivos, plano de parto e atendimento baseado em boas práticas, visando a conscientização e fortalecimento das pessoas gestantes. A Semana Municipal de Combate à Violência Obstétrica será celebrada na última semana do mês de maio, integrando o Calendário Oficial Anual de PG.
Leia também:
- Homem é condenado a 51 anos de prisão por morte de esposa grávida em PG
- Paraná investe em capacitação para reduzir mortalidade materna e infantil
- Casos de gravidez na adolescência caem mais de 20% no Paraná
O projeto também pretende instituir ciclos de debates, por profissionais capacitados para oferecer educação perinatal a gestantes. Autor da proposta, Guilherme Mazer (PT), explica a importância do debate acerca da saúde da mulher:
“Dados mostram que a violência obstétrica é um problema estrutural de saúde pública que se manifesta por abusos, maus-tratos e negligência no atendimento à gestante, parturiente e puérpera. A semana deverá ser celebrada entre o dia 28 de maio, que marca o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, tornando a data um símbolo global de resistência e conscientização”, disse Mazer.
O parlamentar também destacou a importância da Câmara Municipal no zelo pelo bem-estar das mulheres. “Legislar sobre a proteção à maternidade e à saúde é competência comum da União, Estados e Municípios. Sob a ótica do interesse local, cabe à Câmara Municipal zelar pelas cidadãs, assegurando que as unidades de saúde locais, públicas ou privadas, sigam padrões de atendimento humanizado e digno”, reforçou. (Com informações: Assessorias)

