23 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

PG terá semana de Combate à Violência Obstétrica, veja quando


Por Cícero Goytacaz Publicado 23/06/2026 às 18h44
Ouvir: 00:00
mulher grávida ilustrativa pixabay
Foto ilustrativa: Reprodução/Pixabay

A Prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, sancionou a Lei nº 15.932, que institui a Semana Municipal de Combate à Violência Obstétrica. A legislação sancionada na última segunda-feira (22) é de autoria do vereador Guilherme Mazer (PT) e visa levar informação às gestantes e garantir maior segurança no momento do parto.

De acordo com a nova legislação, a semana terá como objetivo principal difundir informações para as usuárias do sistema de saúde acerca dos seus direitos reprodutivos, plano de parto e atendimento baseado em boas práticas, visando a conscientização e fortalecimento das pessoas gestantes. A Semana Municipal de Combate à Violência Obstétrica será celebrada na última semana do mês de maio, integrando o Calendário Oficial Anual de PG.

Leia também:

O projeto também pretende instituir ciclos de debates, por profissionais capacitados para oferecer educação perinatal a gestantes.  Autor da proposta, Guilherme Mazer (PT), explica a importância do debate acerca da saúde da mulher:

“Dados mostram que a violência obstétrica é um problema estrutural de saúde pública que se manifesta por abusos, maus-tratos e negligência no atendimento à gestante, parturiente e puérpera. A semana deverá ser celebrada entre o dia 28 de maio, que marca o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, tornando a data um símbolo global de resistência e conscientização”, disse Mazer.

O parlamentar também destacou a importância da Câmara Municipal no zelo pelo bem-estar das mulheres. “Legislar sobre a proteção à maternidade e à saúde é competência comum da União, Estados e Municípios. Sob a ótica do interesse local, cabe à Câmara Municipal zelar pelas cidadãs, assegurando que as unidades de saúde locais, públicas ou privadas, sigam padrões de atendimento humanizado e digno”, reforçou. (Com informações: Assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Cícero Goytacaz
Cícero Goytacaz

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em 2022, repórter de Política do Diário dos Campos. Tem experiência com redação de jornal impresso, sites de notícias, rádio esportivo e transmissões de futebol. Atuou como repórter setorista do Operário Ferroviário Esporte Clube.