em

Cresce número de usuários de ônibus em Ponta Grossa

Arquivo DC / Fábio Matavelli

Houve crescimento no número de usuários de ônibus em Ponta Grossa no último mês. Dados divulgados pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) revelam que o mês de julho contou 1.223.905 passageiros, tendo sido o maior quantitativo mensal de pessoas transportadas neste ano até o momento.

Usuários de ônibus

A estatística sugere que a população vem retomando suas rotinas, também diante da retração no número de contágios, internamentos e óbitos ocasionados pelo coronavírus, conforme números divulgados pela Fundação Municipal de Saúde no final de julho e início de agosto.

Fonte: AMTT

O aumento no uso dos ônibus em Ponta Grossa também se refere a uma maior abertura dos serviços e pontos de comércio do município, em atendimento aos decretos municipais, que autorizaram, inclusive, o funcionamento das salas de cinema.

Transparência

O dado consta no portal da transparência da AMTT, que permite consultar o número de usuários de ônibus em Ponta Grossa, mês a mês, desde o ano 2012.

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais observou as tabelas disponíveis. Embora a formatação dos documentos varie a cada ano, é possível notar que o número usuários de ônibus em Ponta Grossa, ao longo do último mês de julho, ficou muito próximo do registrado nos meses do segundo semestre de 2020. Naquela ocasião, o total oscilou entre 1.082.235 e 1.283.486.

Pandemia

No entanto, conforme consta nos relatórios, a quantidade de usuários de ônibus em Ponta Grossa ainda está longe de voltar ao que era verificado antes da pandemia. Em julho de 2019, o município transportou 2.292.315 passageiros.

No ano passado, no mesmo período, foram 1.097.886 passageiros. O ano de 2020, envolto em incertezas e receios da pandemia que se iniciava, significou o transporte de 15,3 milhões passageiros, cerca de metade do verificado nos anos anteriores.

Queda no uso dos ônibus

Se for analisado o número total de usuários de ônibus em Ponta Grossa transportados ano a ano, o que se observa é que o número já vinha reduzindo desde 2016, e a queda se intensificou entre 2018 e 2019, período em que houve a popularização do serviço de transporte por aplicativo na cidade.

Também aumentou o percentual de passageiros que contam com o benefício da gratuidade. Eles representavam 10,78% do total de usuários no ano de 2012, e se tornaram 16,2% em 2019, sem mencionar o uso do cartão-estudante, que corresponde a meia-tarifa.

  • 14,7% – Foi a média de passageiros beneficiados pelo transporte gratuito em julho deste ano

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.