23 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

CPI do Estar Digital apresentará relatório na próxima semana


Por Patrícia Lucini Publicado 04/09/2021 às 10h25 Atualizado 21/02/2026 às 08h31
Ouvir: 00:00
Relatório está baseado em uma série de depoimentos e análise de documentos (Foto: Fábio Matavalli)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Estar Digital, instaurada na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa no final de maio, deve apresentar o relatório final, produzido após diligências externas, oitivas e análise de documentos, na próxima sexta-feira (10). O presidente da CPI, vereador Izaías Salustiano (PSB), explica que o relatório foi dividido em três núcleos de investigação, envolvendo a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) e a CPI do Estar Digital instaurada em 2020 para investir os contratos entre a empresa Cidatec e Município. “Foram constatadas irregularidades e haverá indiciamentos no que se refere aos três núcleos”, adianta.

O relatório, aponta Salustiano já foi finalizado no que se refere à conduta da antiga CPI e à Prolar, restando apenas alguns detalhes referentes à AMTT. Segundo o vereador, a expectativa era poder protocolar o relatório final ainda nesta semana, mas houve a necessidade de se buscar mais informações e fazer novas diligências externas na sede da autarquia. “Além disso, estamos tentando contato com um ex-diretor financeiro da AMTT para esclarecer algumas situações”, frisa.

Uma cópia do relatório deve ser encaminhada à prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), uma ao Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), uma ao Gaeco – que já possui investigações envolvendo a AMTT e Prolar –, ao Ministério Público do Paraná e também à Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Ponta Grossa.

Depoimentos

Para produzir o relatório, além da análise de documentos e diligências externas, a CPI ouviu ex-vereadores e vereadores que integraram a CPI do Estar Digital em 2020, ex-diretor da Prolar, ex-presidente da AMTT e servidores municipais. Durante os trabalhos, a comissão chegou a recomendar ao Executivo a suspensão imediata do contrato com a Cidatec, empresa responsável pelo Estar Digital e investigada pela CPI. A suspensão, no entanto, foi descartada pela prefeitura, que afirmou que “inviabilizaria o controle de rotatividade das vagas e a sua fiscalização pela AMTT”.

CPI do Estar Digital

A CPI investiga contrato, implantação e demais ações realizadas pela empresa Cidatec junto ao Município, assim como outras licitações e contratos realizados entre prefeitura, Prolar, envolvendo Cidatec, e o vínculo jurídico e societário entre Cidatec e DF System. A comissão também apura se houve irregularidades no relatório final aprovado, bem como nos atos adotados pela CPI do Estar Digital realizada em 2020. Presidida por Izaías Salustiano, integram a comissão a vereadora Josi do Coletivo (PSOL), na relatoria; além de Joce Canto (PSC), Julio Küller (MDB) e Geraldo Stocco (PSB), como membros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.