em

Confira quais são as políticas públicas propostas por um estudo técnico para a retomada da economia de Ponta Grossa no pós-pandemia

Após realizar pesquisas com empresários e avaliar dados socioeconômicos da cidade, parceria de instituições resultou em um plano de ação prático

Foto: Arquivo DC

Desde abril, no início da pandemia, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) realizou três pesquisas com empresários da cidade para medir o impacto das medidas de combate à covid-19 na economia local. Agora, junto à terceira, um estudo baseado na realidade relatada e nas características técnicas do município propõe políticas públicas para a retomada do crescimento econômico de Ponta Grossa no pós-pandemia.

O estudo foi elaborado através de uma parceria entro o CDEPG, a Prefeitura Municipal, a Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O trabalho possui 215 páginas e divide as ações em seis dimensões, listadas a seguir junto com uma síntese das propostas levantadas pelo estudo; nos próximos dias o Diário dos Campos divulgará uma série de reportagens especiais aprofundando as ações sugeridas para cada área elencada pelos especialistas, apresentando discussões acerca dos resultados obtidos.

Atividades produtivas e seus encadeamentos

A primeira área elencada pelo estudo técnico foca nos fatores que podem induzir o dinamismo das atividades produtivas no curto prazo (focando no comércio e serviço) e no médio prazo (indústria e serviço) em Ponta Grossa, e trabalha quatro dimensões. A primeira propõe um site coletivo com a divulgação das empresas prestadoras de serviços e a capacitação de empresas para participarem de plataformas digitais de vendas online ou aplicativos.

A segunda visa incentivar a participação de empresas locais, principalmente pequenos negócios, em compras públicas (como licitações, por exemplo). Meios citados para isso são a capacitação de empresas, a organização de associações voltadas a este propósito, a construção de um site com a relação de todas as demandas públicas listadas de forma simples e prioridade de contratação local nas compras públicas. Além disso, também sugere a efetivação de pregões presenciais, quando possível, ou uso de plataformas de compras gratuitas.

A terceira dimensão propõe a implementação de sistemas de gerenciamento de negócios entre as empresas de pequeno porte de Ponta Grossa e a criação de incubadoras de empresas visando a consolidação do conhecimento acerca da gestão empresarial e a quarta e última lista encadeamentos do setor industrial sugerindo a sua construção e fortalecimento e a internalização das compras do setor de serviço local.

Exportações

Outra área listada pelo estudo diz respeito às ações voltadas às vendas de produtos ao exterior. Entre as propostas estão a criação de fóruns de discussão com exportadores e empresas interessadas em exportar para criar um ambiente de exportação no município e oferecer cursos de capacitação para as micro, pequenas e médias empresas que desejam exportar ou aumentar a atividade.

Investimentos

Dentro das propostas voltadas a investimentos estão focar na divulgação do ensino ao acesso a linhas de créditos disponíveis para pequenos negócios, reforçar políticas de fundo de aval devido à incapacidade do empresário promover garantias ser um fator limitante para a obtenção de crédito, fortalecer o financiamento a Prefeituras e obras públicas em áreas onde os fornecedores locais tenham a capacidade de participar dos processos licitatórios, desenvolver programas de mentoria empresarial a pequenos empreendedores e, a médio prazo, ampliar programas de educação empreendedora principalmente em escolas e para grupos específicos, como mulheres, negros e pessoas com deficiência, por exemplo.

Qualificação

Dentro deste eixo são citados o desenvolvimento de cursos diversos para capacitar a mão-de-obra necessária para áreas diversas dos setores produtivos através, por exemplo, e um Centro de Formação Empresarial, e consultorias para MEIs e microempresas.

Inovação

As políticas públicas voltadas à inovação envolvem a integração entre empresas de todos os portes e instituições de ensino superior através da pesquisa para a resolução de problemas, a criação de um curso de tecnólogo em áreas estratégicas e o lançamento de uma plataforma que aproxime os atores do Ecossistema de Ponta Grossa.

Também são citadas as necessidades de um núcleo de Inteligência em Inovação, um centro de inovação, um escritório de apoio para captação de recursos e um evento anual para transformar trabalhos acadêmicos (dissertações, teses e patentes) em produtos.

Reorganização de espaços produtivos e jornada de trabalhos

A sexta e última dimensão do estudo trabalha a reorganização de espaços produtivos e jornada de trabalho sugerindo o fomento ao consumo seguro, ações que visam o fomento à criação de novos postos de trabalho e a reorganização de espaços produtivos, como a utilização de locais públicos para a realização de atividades que fomentem o comércio e a cultura especialmente fora do horário regular, entre outros pontos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.