Em Ponta Grossa, a Festa de Sant’Ana, começa às 7 horas do dia 21, com a Corrida da Padroeira e tem como novidade este ano o resgate cultural da quermesse. Diversas barracas com comida e artesanato serão montadas na Praça Marechal Floriano Peixoto, das 10 às 21 horas, em frente à Catedral, também a partir de domingo (21).
A quermesse, tradição dos primeiros tempos da paróquia, parou de ser realizada no final dos anos 70 e era um pedido constante de paroquianos e, principalmente, de visitantes.
“Teremos barracas de comida, fechamos com alguns artesãos e estamos em tratativas com outros fornecedores de artesanato”, conta o coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, Bruno Mansani Sad. Nos dias 22, 23, 24 e 25, as barracas ficarão abertas das 17 às 22 horas, com a venda de pastel, espetinho, pizza, cachorro quente, bebidas e quentão.
Programação religiosa
A programação religiosa terá o tríduo, a partir do dia 22, às 19 horas, com a participação das paróquias do Setor 1 e o tema ‘SantAna, protetora das mães que anseiam a maternidade’. No dia 23, dia do aniversário da dedicação da Catedral, a celebração especial terá a presença dos paroquianos das comunidades do Setor 2.
Dia 24, o segundo dia do tríduo vai refletir sobre ‘SantAna, protetora dos viúvos e viúvas’. Vão colaborar integrantes das paróquias do Setor 3. E, no dia 25, o último dia do tríduo, terá como tema ‘SantAna, protetora dos enfermos’, e a participação de representantes do Setor 4.
Na sexta-feira (26), dia da padroeira, às 10 horas, será realizada a procissão com a imagem de Senhora Sant’Ana, saindo da igreja do Rosário em direção à Catedral, onde acontece a Santa Missa. Ao meio-dia, no salão paroquial, acontecerá o almoço de confraternização. Os ingressos custam R$ 70 e R$ 35 (crianças de seis a dez anos).
Leia mais: Festa do Pinhão em PG tem nova data e local