em

Veja como escolher o peixe da Semana Santa

É preciso avaliar a textura, pele e escamas com atenção. (foto: Divulgação)

Muita gente aproveita a Sexta-feira Santa para preparar aquela receita de bacalhau ou peixe que está só aguardando uma data especial para ser colocada em prática. Selecionar bons ingredientes, principalmente, contar com peixes de boa qualidade é fundamental.

Mas enquanto a maioria das pessoas está preocupada em agradar os convidados, há profissionais que já estão há muito tempo trabalhando para garantir as boas condições dos produtos à venda nos estabelecimentos comerciais.

Esse cuidado começa bem antes do preparo, com ação intensa de fiscalização e inspeção dos pescados por auditores fiscais federais agropecuários (Affas). Desde a criação ou a pesca e até chegarem à mesa, são eles que asseguram se os produtos disponíveis atendem às recomendações previstas em lei. Porém, é preciso redobrar a atenção na hora da compra dos itens no supermercado, especialmente características relacionadas ao frescor e armazenamento do produto.

Dicas para comprar um peixe de qualidade

A primeira dica é observar o frescor do peixe, analisando, por exemplo, como está acondicionado e a quantidade de gelo que envolve o pescado. O ideal é que esteja totalmente imerso em temperatura baixa. Depois, é preciso avaliar a textura, pele e escamas com atenção.

A região próxima à cauda deve estar limpa, lisa e livre de perfurações, com aspecto brilhante e odor normal, característico do produto. É possível analisar a firmeza das escamas e nadadeiras. Ao tentar puxar, elas não devem se soltar. Já a barriga do peixe pode ser apalpada com os dedos. Se a impressão digital não desaparecer em poucos segundos, é sinal de que o peixe não está adequado para o consumo.

O consumidor deve prestar atenção nos olhos do pescado. Eles precisam estar limpos, translúcidos, transparentes e com aspecto vivo. Outro ponto fundamental para avaliar a qualidade do peixe é a coloração das brânquias ou guelras, que devem ter cor rosa avermelhada, de aspecto úmido e brilhante.

Leia mais: Saiba quem tem direito e como pedir a isenção do IPVA

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.