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Live: Marcos Moreira detalha investimentos de R$ 8 bilhões da EPR Litoral Pioneiro

Diretor presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira | Foto: José Aldinan

Em entrevista ao Portal DCmais e Diário dos Campos, na tarde desta terça-feira (23), o diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira, falou sobre obras, serviço aos usuários e cobrança de pedágio. A concessionária é responsável por diversos trechos de rodovias que ligam o Litoral do Paraná, Campos Gerais e Norte Pioneiro

A concessionária EPR Litoral Pioneiro, responsável pelo Lote 2, vai investir R$ 8 bilhões nos próximos oito anos para revitalizar os 605 km que estão sob sua administração.

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As obras contemplam as rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369 e as rodovias estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. Atualmente a concessionária realiza as obras emergenciais como tapa buraco, serviços de drenagem e roçada ao longo das rodovias, restauração da sinalização horizontal e vertical e recuperação de algumas obras de arte como pontes e viadutos para garantir a fluidez e segurança.

“Nesses primeiros 12 meses realizaremos todos os serviços iniciais como substituição de sinalização, tapa buracos, recuperação de pavimento, drenagem e roçadas. O objetivo com isso é restabelecer o nível de funcionabilidade das rodovias, uma vez que foram mais de dois anos sem essa manutenção adequada”, explica o diretor presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira. Segundo ele, as obras serão realizadas em etapas e seguirão um rigoroso cronograma.

No segundo ano de concessão, com as estradas já em pleno funcionamento em relação a oferta de segurança e conforto, a concessionária avançará para o período de desenvolvimento dos grandes projetos para intervenções mais robustas, com conclusão e entrega das obras já no terceiro ano de concessão. 

Grandes obras

A partir do terceiro ano de concessão, obras de grande impacto serão desenvolvidas, as quais serão entregues até o sétimo ano de contrato, perfazendo o total de R$8 bilhões em todo o trecho de 605 quilômetros administrados. Desse montante de investimentos, R$ 1,3 bilhões serão destinados para a recuperação das rodovias e os outros R$ 6,7 bilhões para ampliações e melhorias.

Nos primeiros sete anos de contrato serão entregues 350 quilômetros de duplicação em todo o trecho, além de 130 dispositivos de interconexão, para acessos e retornos nas rodovias com padrão internacional de segurança. Destaque para a região de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, onde serão 70 quilômetros de rodovias duplicadas já no terceiro ano da concessão. Junto com a duplicação, as rodovias recebem também estrutura completa com vias marginais, ciclovias e passarelas em vários trechos urbanos.

Outro destaque entres os projetos é a implantação de 138 quilômetros de terceiras faixas na BR 277, entre Curitiba e Paranaguá, bem como a duplicação da PR 407 que leva a Pontal do Paraná. O trecho mais crítico da Serra do Mar também receberá  investimento em iluminação num trecho de 30 quilômetros e mais uma área de escape.

Adicionalmente será implantado até o terceiro ano o Wi Fi e o monitoramento por câmera em 100% dos 605 quilômetros da concessão, oferecendo ainda mais segurança aos usuários.

Regiões Contempladas

O município de Jacarezinho e região é quem receberá mais obras e melhorias nos primeiros anos de concessão, com projetos a serem concluídos até o terceiro ano. Serão realizados nesta região importantes obras como:

  • Duplicação:
    •  de 51 quilômetros da BR-153, entre o km 1 e o km 52, entre Jacarezinho de Santo Antônio da Platina.
    • de 18 quilômetros na BR-369 entre o km 04 e o km 22, entre Jacarezinho e Cambará.
  • Implantação de vias marginais na BR-153, nos trechos urbanos de Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.
  • Construção de 23 dispositivos de interconexão na BR-153 e BR-369, que irá melhorar a conexão entre a rodovia, demais estradas e as cidades.
  • Instalação de 10 passarelas na BR-153 e BR-369, sendo 8 entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina.

Investimentos EPR Litoral Pioneiro:

  • 350 km de duplicação
  • 138 km de faixas adicionais
  • 73 km de vias marginais
  • 73 km de ciclovias
  • 130 dispositivos de interconexão
  • 52 passarelas

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