Após circular, em sua 1a edição, por 11 cidades do interior do Paraná em 2017 e de obter grande êxito de público, o Projeto Container Cultural desembarca este ano nos Campos Gerais com diversas ações gratuitas, que incluem apresentação de espetáculo, eixo pedagógico e de formação, campanha de arrecadação de livros, multiplicadores culturais e apresentação de artistas locais.
Em sua 2a edição, o projeto chega a Tibagi, Castro, Carambeí, Balsa Nova e Campo Largo, através da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio de CCR RodoNorte e Instituto CCR e realização de: Container Cultural, Rumo Empreendimentos Culturais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.
Teatro, livros, formação e sensibilização estarão disponíveis aos moradores dos cinco municípios contemplados neste projeto. Todas as atividades serão gratuitas e estarão concentradas num container criado especialmente para o projeto. Como parte de suas atividades, haverá apresentação do espetáculo ‘Entre Tangos e Fandangos’, escrito por Joanita Ramos e dirigido por Mauro Zanatta. Antes da peça, haverá apresentação de artistas locais convidados.
A transformação de um container descartado numa espécie de espaço cultural itinerante foi ideia da arquiteta Paola Burkot para atender ao propósito do projeto, que é fazer a arte chegar a pequenos municípios onde geralmente há pouca oferta de infraestrutura e programação cultural. A intenção não é apenas levar o espetáculo, mas também um novo conceito, ou seja, a possibilidade de uso do container como espaço cultural alternativo, inclusive para atender áreas rurais. Para Joanita Ramos e Paola Burkot, as idealizadoras do projeto, "o direito das populações das cidades pequenas à fruição e vivência da arte" é a grande causa do Container Cultural.
Espetáculo
Os atores Richard Rebelo e Flora Vieira Chagas, e os músicos Beto Collaço e Luís Fernando Diogo vão apresentar um espetáculo concebido em linguagem adequada para teatro de rua, referenciada na Comédia Dell’Arte. A peça, que terá tradução em libras em todas as sessões, trata da identidade cultural e também de uma imensa ‘fome’ – inclusive de arte, cuidado e amor – a partir da conflituosa relação entre um brasileiro que não se reconhece como sul-americano e uma estrangeira com sotaque espanhol, que não sabe onde nasceu. Após perderem o navio para a Argentina, os dois decidem percorrer a pé o caminho até o país vizinho, enquanto procuram criar um número artístico que possa lhes garantir a sobrevivência.
SERVIÇO DAS APRESENTAÇÕES:
‘Entre Tangos e Fandangos’
TIBAGI
27 de agosto, às 19h
Praça Edmundo Mercer, em frente à Prefeitura
Entrada Franca
CASTRO
28 de agosto, às 19h
Praça João Gualberto, atrás da Superintendência de Cultura.
Entrada Franca
CARAMBEÍ
29 de agosto, às 19h
Praça Cívica de Carambeí. Avenida do Ouro, centro.
Entrada Franca
BALSA NOVA
30 de agosto, às 19h
Praça da Igreja Matriz, Av. Brasil
Entrada Franca
CAMPO LARGO
31 de agosto, às 19h
Praça Getúlio Vargas (Praça do Museu Histórico de Campo Largo)
Entrada Franca