em

FUC quer democratizar acesso à cultura e música na 32ª edição

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu nesta segunda-feira (1º) as inscrições para a 32ª Edição do Festival Universitário da Canção (FUC) e a 15ª Edição do Festival Universitário da Canção Regional de Ponta Grossa. Em 2019, o Festival premiará igualmente todos os 12 finalistas que virão da etapa regional e nacional. O evento tem como principal objetivo solidificar a Universidade como agente de transformação e formação cultural e difundir a música como um elemento importante de expressão cultural.

As inscrições vão desta segunda-feira (1º) até o dia 30 de abril e são feitas apenas pela internet – a taxa é de R$ 30. Os candidatos deverão preencher uma ficha de inscrição e enviar para o endereço de e-mail [email protected] – dados como nome da música, letra da canção e título da música sem identificação do autor são algumas das informações necessárias para que os(as) interessados(as) se inscrevam. O edital completo do evento pode ser conferido aqui.

De acordo com Sandra Borsoi, diretora de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, o FUC é fundamental diante do papel da UEPG na região. “A Universidade pública tem como função formar culturalmente a sociedade e o FUC abre essa possibilidade de fortalecimento. Além disso, também temos a oportunidade de contribuir para o potencial técnico e artístico da região e do país. As pessoas que apreciarem o festival terão a oportunidade de ouvirem músicas brasileiras de excelente qualidade, além do próprio processo de intercâmbio cultural promovido pelo evento”, conta a professora.

Neste ano, a UEPG realizará entre os dias 9 a 12 de junho, datas que antecedem o 32ª FUC competitivo, apresentações especiais itinerantes com o intuito de divulgar músicos e bandas de Ponta Grossa que não estarão na mostra competitiva, mas que passarão por uma criteriosa seleção – a ideia é levar música de qualidade para além do teatro.

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais realizará ações itinerantes com eventos musicais pela cidade. “Vamos abrir editais para que bandas se inscrevam e esses artistas se apresentem em diferentes espaços da cidade, como penitenciárias, asilos, APAEs, Parque Ambiental, Terminais Rodoviários e na própria Universidade. Nossa proposta é democratizar o acesso à música”, conta Sandra.

Premiações

Em 2019, a Etapa Regional do FUC irá selecionar três candidatos(as) para a etapa final e receberão como prêmios:

As 3 melhores notas obtidas serão vencedoras da etapa regional e terão como direito a seguinte premiação:

– Melhor nota: Primeiro lugar; Vaga para a final + troféu

– Melhor nota: Segundo lugar; Vaga para a final + troféu

– Melhor nota: Terceiro lugar; Vaga para a final + troféu

– Melhor interpretação; Troféu

– Melhor letra; Troféu                                                                     

Ainda na etapa Nacional, serão apresentados 18 músicas, nove delas serão classificadas para a grande final. Todos os classificados para a grande final receberão um prêmio de R$ 2 mil, assim classificados:

– Troféu Melhor Música – Primeiro Lugar

– Troféu Melhor Música – Segundo Lugar

– Troféu Melhor Música – Terceiro Lugar

– Troféu Melhor Interpretação

– Troféu Melhor Letra 

Ainda valorizando a participação e a opinião popular, a organização do FUC preparou o Troféu Júri Popular, em qual o público por meio de voto indicará a melhor música da noite na final.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.