O esporte brasileiro abre a semana ainda em clima de comemoração pelas várias conquistas do fim de semana, a pouco mais de um mês para a Olimpíada de Paris — com destaque para o tênis de mesa.
Leia mais: Time de futebol americano seleciona atletas em PG
No domingo (16), o mesa-tenista carioca Hugo Calderano, número seis do mundo, foi campeão no WTT Contender de Ljubljana (Eslovênia), repetindo o êxito na etapa do WTT do Rio de Janeiro, no último dia 26. O brasileiro sobrou na final contra o francês Felix Lebrun, quinto no ranking mundial, por 4 sets a 0 (parciais de 11/9, 11/5, 11/7 e 11/9).
Também com presença assegurada em Paris 2024, a paulista Giulia Takahashi roubou a cena no Campeonato Sul-Americano, em Assunção (Paraguai) ao conquistar duas das seis medalhas de ouro obtidas pelo Brasil na competição (no quadro geral foram 10 medalhas). No individual, foi campeã ao superar a chilena Daniela Ortega e depois também faturou o título nas duplas ao lado de Laura Watanabe.
Liderança no vôlei
Na Liga das Nações de Vôlei Feminino (LNV), a seleção brasileira derrotou a Turquia, atual campeã, por 3 sets a 0 em Hong Kong. Além de manter a invencibilidade de 12 triunfos seguidos, a equipe comandada por José Roberto Guimarães assumiu a liderança do ranking mundial. As brasileiras buscam o título inédito na LNV e voltam à quadra na próxima quinta (20), às 10h30 (horário de Brasília), para o duelo de quartas de final contra as tailandesas, em Bangcoc, casa das adversárias.
Prata na canoagem
No sábado (15), a mineira Ana Sátila foi medalha de prata na canoa individual (C1), na etapa da Copa do Mundo de Cracóvia (Polônia), a última antes de Paris 2024. Já com vaga olímpica assegurada nas categorias K1, C1 e Cross, Sátila completou o percurso em 105s99, ficando atrás apenas da campeã olímpica: a australiana Jéssica Fox (102s71).