em

‘Escritura na Mão’ entra em nova fase nos Campos Gerais

Foto: Allyson Santos/AMCG

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) promoveu nessa quinta-feira (27) um evento de capacitação voltado ao Programa de Regularização Fundiária ‘Escritura na Mão’. O encontro realizado em Ponta Grossa contou com a presença de representantes da Cohapar, técnicos municipais, engenheiros, assistentes sociais e administrativos.

Leia mais: Audiência pública na Assembleia debate isenção do IPVA para motos

Registraram participação no evento representantes de Arapoti, Ponta Grossa, Ventania, Palmeira, Piraí do Sul, Ivaí, Ortigueira, Tibagi, Castro, Ipiranga, Porto Amazonas, Jaguariaíva, Ventania, Telêmaco Borba, Sengés e Imbaú. Também estiveram presentes representantes de Wenceslau Braz, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, São José da Boa Vista e Imbituva.

Lançado na região em maio, o programa foi desenvolvido pela Cohapar para ampliar a efetividade da Regularização Fundiária no Estado. Por meio deste programa os municípios interessados indicam áreas que pretendem regularizar. Após esta etapa, a Companhia realiza uma licitação para contratação de empresas especializadas para realizarem os serviços, sendo que os recursos para pagamento das empresas são oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, que foi instituído pela Lei Estadual 18.573/2015.

Desenvolvimento


A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, destacou a importância do programa para o setor habitacional. “Este é um trabalho conjunto, entre as prefeituras e a Cohapar, que faz a diferença na vida da população. Os técnicos aqui presentes são as mãos que fazem esse trabalho acontecer”, destacou a gestora, que também agradeceu a ampla participação no evento realizado na Câmara Municipal.

Municípios apoiam iniciativa

O coordenador do escritório regional da Cohapar em Ponta Grossa, André Luís Pitela, falou do avanço do ‘Escritura na Mão’. “É um projeto fundamental, que chega para facilitar o acesso de várias famílias às matrículas dos seus imóveis. Esse programa está sendo incentivado para que todos os 24 municípios da regional participem. Hoje, procuramos sanar a maioria das dúvidas das equipes técnicas”, disse.

A superintendente de regularização fundiária da Cohapar, Giovanna Fernandes, também exaltou a adesão das prefeituras. “O evento foi muito positivo e confirma o interesse dos municípios. Em todo o estado tivemos uma adesão maciça por parte dos prefeitos e isso também engaja as equipes técnicas. Procuramos apresentar às equipes como a dinâmica do programa deve funcionar e quais documentos são necessários para o andamento do projeto”, concluiu.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.