em

Butantan e Fiocruz paralisam produção de vacinas contra covid

A CNN informou na manhã desta sexta-feira (14) que os institutos Butantan e a Fiocruz suspenderam temporariamente as produções das vacinas Coronavac e Astrazeneca, respectivamente. O motivo é o mesmo: falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).

Nesta sexta o Butantan entrega mais 1,1 milhão de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde, que faz parte do segundo contrato que prevê o fornecimento de 54 milhões de doses. A partir daí não há previsão de novas entregas. Há informações que 10 mil litros do insumo estão prontos na China, mas o embarque para o Brasil não foi liberado.

Na quinta-feira (13), a Fiocruz já havia informado que na próxima semana a produção da Astrazeneca será interrompida até a chegada de nova remessa de IFA, prevista para o dia 22, sábado da semana que vem.

A interrupção, segundo a Fiocruz, vai impactar em atraso no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Nesta sexta o instituto vai entregar 4,1 milhões de doses, totalizando 34,3 milhões disponibilizadas ao Ministério da Saúde.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.