em

Mercado de locação segue em bom ritmo

O setor de locação de imóveis em Curitiba segue apresentando crescimento na estimativa de contratos efetivados tanto para imóveis residenciais quanto nos comerciais. A afirmação é baseada em um estudo especial sobre o mercado imobiliário apresentado pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), ligado ao Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR).

De acordo com a pesquisa, a média de locações residenciais entre os meses de agosto a outubro deste ano foi 4,6% maior do que o observado em 2015 e 20,7% maior na comparação com os dados de 2014. Observamos um estoque crescente, mas temos uma evolução coerente do mercado, pois as pessoas continuam se casando, precisando de uma residência maior, entre outros motivos que levam às trocas, analisa o presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, Maurício Ribas Moritz.

Já para os imóveis comerciais, a média no mesmo período foi 17,4% maior do que o apurado em 2015 e 13% na comparação com 2014. A locação destes imóveis segue a economia do país, então serve de termômetro para medir como está a atividade econômica em nossa cidade, logo esperamos que continue aumentando, destaca Moritz.

De acordo com a vice-presidente de Locação, Fátima Galvão, o alto número de imóveis no mercado aumenta o tempo que se leva para efetivar uma locação.

Hoje um apartamento com um dormitório leva, em média, 152 dias para ser alugado e um de três dormitórios 116 dias, exemplifica.

Então, quem deixa para locar seu imóvel tem que estar ciente disso, pois o cliente está levando mais tempo para escolher, argumentou.

 

Fonte: Indústria e Comércio

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.