em

Ocupação de escola interrompe entrega do ‘Leite das Crianças’ em PG

Famílias que foram nesta sexta-feira (14) à Escola Epaminondas Novaes Ribas, na Vila Palmeirinha, em Ponta Grossa, receber a doação do Programa Leite das Crianças voltaram para casa de mãos vazias. Em frente ao colégio, havia apenas uma faixa dizendo ‘O Núcleo proibiu o leite’.

Segundo os alunos que ocupam o prédio desde a última sexta-feira (7), o Núcleo Regional de Educação não permitiu a entrega do leite. Conforme a chefe do Núcleo, Maria Izabel Vieira, a decisão partiu do comitê municipal do programa.

“Não é simplesmente entregar o leite, tem que preencher o formulário, recolher uma amostra, fazer tudo certo, e isso só pode ser feito por um funcionário da escola. Os funcionários não estão podendo ir às escolas por causa das ocupações”, afirmou Maria Izabel.

 

Fábio Matavelli
Colégio Epaminondas traz aviso em faixa colocada no prédio

 

Ela não soube precisar o número de escolas que estão sem entregar o leite por causa das ocupações. Conforme o coordenador estadual do programa, Masaru Sugai, em todo o Paraná, cerca de 126 mil famílias recebem a doação. Ele acrescenta que o programa é intersecretarial e que a logística de recebimento do leite cabe à Secretaria Estadual de Educação.

A dona de casa Vanessa de Fátima da Silva Assis, que recebe o leite no Colégio Epaminondas, afirmou que aguarda uma explicação. “Teve muita mãe que foi embora sem o leite e não tem condições de comprar”, disse.

Vanessa disse que pega os litros todas as segundas e sextas. Na segunda passada, quando a escola já estava ocupada, ela pôde receber o leite. “Por que agora não deixaram? Ninguém deu explicação nenhuma para a gente”, queixa-se.

Conforme Maria Izabel, se houver um funcionário disposto a entregar o leite em outro prédio próximo à escola, o caso poderá ser analisado. “Mas, será analisado caso a caso”, comentou. O leite é entregue para famílias carentes, cadastradas e com filhos de 6 a 36 meses.

O movimento de ocupações em escolas é contrário a medidas do governo federal de alterar a grade curricular das escolas do ensino médio e de reduzir o teto de gastos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.