em

Grupo deverá gerir qualidade ambiental no Lago de Olarias

A Prefeitura de Ponta Grossa está criando um grupo de trabalho para gestão da qualidade ambiental da Bacia de Olarias. A equipe, que deverá contar com representantes da Prefeitura e concessionárias como a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Ponta Grossa Ambiental (PGA), deve ser oficializada em fevereiro. A instalação do Grupo Gestor é vista como prioridade pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, especialmente considerando o acúmulo de lixo verificado nessa semana na área recentemente inundada do Lago.

“Nesse grupo, discutiremos ações para solucionar esse tipo de problema. Faremos atividades de educação ambiental, para evitar o descarte incorreto de lixo e a manutenção periódica das barragens, quando houver acúmulo de lixo. Nesse sentido, trabalharemos a educação ambiental, desde ações de fiscalização das atividades poluidoras, descarte irregular de resíduos e a recuperação das áreas de preservação permanente (APP) degradadas”, explica o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Além de ações que, possivelmente, serão realizadas nas áreas próximas a arroios que compõem o Lago, também deve ser reforçada a educação ambiental nas escolas. “Isso já é realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com foco na melhoria da qualidade da água e resíduos sólidos”, acrescentou o secretário.

 

Orientação

Em publicação nas redes sociais, a Prefeitura também orientou a população a denunciar casos de destinação incorreta de lixo no Lago de Olarias ou em algum outro local público, através do telefone 156, lembrando que o Programa Feira Verde, a Coleta Seletiva e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) existem para o depósito adequado dos materiais recicláveis e a destinação correta do lixo. Segundo a Prefeitura, somente em 2017, cerca de 20 toneladas de lixo descartado em local incorreto foram retiradas dos arroios e do Lago de Olarias. Entre os materiais coletados estavam restos de construção civil, de vegetação, lixo orgânico e reciclável.

Lixo se acumulou no Lago nesta semana (Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.