A Pesquisa CNT de Rodovias traz informações importantes sobre a malha rodoviária no Brasil. A Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são responsáveis pelo estudo.
Em 2023, foram avaliados cerca de 11.502 km de rodovias. Em primeiro lugar, o estudo informa que cerca de 67,5% da malha rodoviária pavimentada apresenta algum tipo de problema. Outros 32,5% são consideradas ótima ou boa de tráfego.
Em segundo lugar, o destaque é a pavimentação. Cerca de 56,8% da extensão da malha rodoviária possui problemas. 43,2% estão em condição boa e 0,6% está com a pavimentação destruída.
Pelo país a sinalização está regular, ruim ou em péssimas condições, uma vez que apenas 36,6% estão em boas condições. Além disso, 14,1% das vias avaliadas não tem faixas laterais e 8,4% não possuem a faixa ventral.
Outro destaque da pesquisa é a chamada Geometria da Via, popularmente chamada de traçado. Nas vias avaliadas, 66% apresentam problemas, contra 34% em ótimo estado. Vale ressaltar que as pistas simples dominam as rodovias: 85,5%. Ainda assim, a falta de acostamento está presente em 46,9% e 27,1% dos trechos apresentam curvas perigosas sem sinalização.
Quais são as piores rodovias listadas em 2023?
No estudo realizado pela CNT foi identificado 2.648 pontos críticos. Logo, a extensão de vias não pavimentadas totalizou 1,4 milhão de km. Ou seja, 78,5% da malha rodoviária avaliada.
Investimentos necessários: para recuperar as rodovias no Brasil, com ações emergenciais (reconstrução e restauração) e de manutenção, são necessários R$ 94,12 bilhões.
Veja a lista das piores rodovias do Brasil:
- AM-010: a Rodovia Torquato Tapajós possui 250 km de extensão, e liga os municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara;
- PB-400: a rodovia liga os municípios de Cajazeiras a Conceição, no Sertão da Paraíba;
- BR-364: a rodovia é uma das mais importantes do país, que se inicia em Cruzeiro do Sul (AC) e finaliza em Cordeirópolis (SP);
- PE-096: a rodovia estadual liga os municípios de Barreiros (PE) até Palmares (PE), com 51 km de extensão;
- MA-106: sob gestão estadual, liga as cidades de Governador Nunes Freire a Alcântara – localizados no Maranhão;
- PE-126: essa rodovia liga os municípios de Palmares a Quipapá, em Pernambuco;
- AC-010: a rodovia liga os municípios de Rio Branco (capital do estado) até Porto Acre. Ela possui 55 km de extensão;
- AP-010: sob gestão estadual, liga os municípios de Santana até Mazagão, ambos no Amapá;
- PA-263: a rodovia, que possui 73 km de extensão, liga os municípios de Goianésia do Pará, Breu Branco e Tucuruí;
- BR-174: a rodovia liga Manaus (AM) até Pacaraíma (RR), finalizando na Venezuela. Além disso, ela possui 1.902 km de extensão.