A área de espera para motos é um local delimitado por duas linhas de retenção, destinado exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto ao semáforo, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos. A implementação dessa sinalização já está acontecendo em várias cidades. A intenção é proporcionar mais segurança aos motociclistas e diminuir o conflito destes veículos com os automóveis. Esse foi o assunto do programa Tira-dúvidas de trânsito que você pode ver no vídeo acima.
Conforme Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, devido ao grande número de motos em circulação faz sentido preparar espaços para aumentar a segurança.
“Essas estruturas separam as motos dos demais veículos e no momento crítico que é a partida após o sinal verde, as motos saem na frente. Além de segurança, esses veículos ganham mais agilidade”, explica.
Dados assustadores
A participação das motos na frota de veículos brasileira cresce sem parar e nos sinistros de trânsito, também. De acordo com o Ministério da Saúde, somente em 2023, mais de 1 milhão de pessoas foram internadas no Brasil, vítimas de sinistros envolvendo motos. Isso representa um aumento de 32% nos últimos dez anos.
Definição Código de Trânsito Brasileiro
Em 2021, a Lei 14071/20, inseriu no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a definição desse tipo de sinalização. Conforme o CTB, a área de espera é uma área delimitada por duas linhas de retenção, destinada exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos.