em

Transporte coletivo amplia circulação

Foto: Arquivo DC

Neste sábado (22), depois de mais de 45 dias de greve dos trabalhadores da Viação Campos Gerais (VCG), concessionária responsável pelo transporte coletivo em Ponta Grossa, o serviço volta a ser oferecido, conforme informou a empresa, de acordo com o índice estipulado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), retornando ao status anterior à greve.

A normalização do serviço se dá porque os cerca de 1,1 mil trabalhadores da VCG receberam, na manhã desta sexta-feira (21) o pagamento dos salários referente ao mês de abril, cuja folha venceu no dia 7 de maio. Para o pagamento dos salários, a empresa utilizou R$ 1,7 milhão de indenização paga pela prefeitura pelos dias que o transporte coletivo ficou suspenso em PG, por conta de decreto municipal, como medida de enfrentamento à covid-19. A indenização foi viabilizada via aprovação de projeto de lei na Câmara de Vereadores e assinatura de acordo entre empresa e prefeitura na 2ª Vara da Fazenda Pública.

O depósito da indenização foi feito diretamente à empresa no final da tarde de quinta-feira (20), mas, por conta do expediente bancário, o valor ficou disponível na conta da VCG na manhã desta sexta, quando foi efetuado o pagamento dos trabalhadores, colocando fim à greve.

Mas, o Sintropas, sindicato da categoria, informa que o indicativo de greve permanece, porque há uma preocupação com os salários dos meses subsequentes. O impasse entre funcionários e categoria vem desde janeiro, quando o sindicato ajuizou uma ação na Justiça do Trabalho em Ponta Grossa, contra a empresa, em razão do descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho realizado em abril de 2020.

Situação do transporte coletivo

Desde o início da pandemia de covid-19, o transporte coletivo vem sofrendo algumas alterações, que incluem redução da frota e suspensão temporária do serviço. Com o pagamento dos salários nesta sexta-feira, o transporte coletivo será retomado, neste sábado (22), ao status anterior à greve, conforme estipulado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), o que representa, segundo a empresa, manutenção de 83% da quilometragem programada.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.