em

Tombamento na rua XV será decidido segunda-feira

Na segunda-feira (3), a Fundação Municipal de Cultura realiza a Sessão Pública de Tombamento do conjunto arquitetônico da Rua XV de Novembro. São contemplados cinco imóveis que ficam na margem direita da XV, trecho entre as ruas Santana e Augusto Ribas. Será a primeira vez em que todo um conjunto de imóveis passa por esse processo em Ponta Grossa.

Os prédios no estilo Art-Decó, característico dos anos 1920, fazem parte da paisagem, memória e identidade local. O evento será realizado às 20 horas no Cine-Teatro Ópera. A ‘Casa Lange’, que faz parte do conjunto da Rua XV, foi a primeira com iluminação a gás e tornou-se uma das mais importantes da cidade. Com o advento da eletricidade, suas vitrines sempre estavam abertas a noite.

A sessão é aberta ao público. Participam efetivamente os proprietários e membros do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac). Durante a reunião são apresentados os históricos dos imóveis e os argumentos que justificam o tombamento, além da sugestão do grau de proteção (apenas a fachada, toda a construção, o entorno). O espaço então é aberto para o proprietário, ou um procurador, fazer considerações.

Por fim, é aberta a votação que define se haverá o tombamento do imóvel. É necessário que, no mínimo, 70% dos conselheiros sejam favoráveis. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.