em

Suspensão de aulas atinge 20 mil alunos e 2,5 mil servidores

Instituições de ensino superior de Ponta Grossa optaram pela suspensão das aulas por cerca de duas semanas. A medida é uma forma de prevenção para evitar a contaminação pelo coronavírus mesmo que o município ainda não tenha confirmado nenhum caso positivo para a doença. Confira na reportagem quais instituições optaram pela suspensão.

UEPG

Uma das primeiras instituições a confirmar a suspensão das aulas foi a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em nota, a reitoria informou que serão antecipados os recessos acadêmicos e a recomposição de carga horária previstos no calendário 2020. Portanto, ficam suspensas todas as atividades acadêmicas presenciais de 16 a 28 de março.

A suspensão abrange a graduação, a extensão, a pós-graduação e a pesquisa, para que se mantenha o distanciamento social recomendado pelas autoridades sanitárias. Ficam mantidas apenas as atividades administrativas essenciais, desde que não haja aglomeração, conforme escala estabelecida pelas chefias. A reitoria convocou reunião extraordinária do Conselho Universitário para esta terça-feira (17), às 9h30. Na oportunidade, estas e outras medidas serão debatidas.

UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) também suspendeu, por 14 dias, as atividades do campus em Ponta Grossa, o que inclui aulas e as demais atividades. Após o período, a universidade irá avaliar a possibilidade de retomar as atividades.

Unopar

A Unopar informou que vem acompanhando a evolução do Covid-19 e garantiu que o seu maior compromisso neste momento é com a segurança e a saúde de todos os alunos, professores e funcionários.

"Como medida preventiva, as aulas presenciais estão suspensas, com retorno no próximo dia 23 de março. Durante esse período, todos os conteúdos serão disponibilizados normalmente por meio do seu ambiente virtual de aprendizagem (AVA) – que já faz parte do processo normal de aprendizagem – para que não haja qualquer impacto na progressão do conteúdo acadêmico. A instituição se mantém à disposição para sanar qualquer dúvida adicional", informou a nota.

Unisecal

O Conselho Acadêmico do Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) decidiu pela transferência das aulas presenciais para a Educação a Distância (EaD) pelo período de 15 dias. Já as aulas dos cursos de pós-graduação foram suspensas.

 

De acordo com a decisão do CAC, que reúne representantes de todas as instâncias da UniSecal, os alunos serão comunicados pelas coordenações dos cursos e pelos professores sobre a metodologia de transferência das aulas presenciais para o Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA).

 

Caso haja dúvidas ou dificuldades para acesso ao sistema, o centro universitário contará com um QG de atendimento ao aluno, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, no Campus Barão do Cerro Azul. Além disso, a instituição está disponibilizando o Plano de Atendimento Contingencial, que atenderá via WhatsApp no telefone: (42) 9 9103-4421.

 

Cescage

 

As Faculdades Cescage e Colégio Vila Militar Cescage, suspenderam as aulas como medidas de prevenção de saúde pública. Os alunos serão informados a cada duas semanas sobre o retorno do calendário letivo.

Os estudantes terão aulas em EAD, gravadas e ao vivo neste prazo de tempo. Os professores estarão repassando atividades para que todos possam estudar em casa neste período. Não haverá prejuízo para nenhum aluno e todos deverão ficar atentos aos novos comunicados.

Faculdade Sant'Ana

Em nota, a Faculdade Sant'Ana informou que, em razão das recentes recomendações das autoridades públicas que preconizam a suspensão de atividades em faculdades, como forma de reduzir os níveis de exposição de pessoas, a direção optou pela suspensão das atividades acadêmicas para todos os cursos de graduação e pós-graduação. "Novas informações sobre a manutenção deste ou do retorno às aulas serão previamente comunicados", informou.

 

Unicesumar e Faculdade Sagrada Família mantém atividades

Em Ponta Grossa, até o momento, duas universidades optaram por manter as atividades. A Unicesumar informou que está acompanhando em tempo real as informações sobre o coronavírus e tem seguido as diretrizes do Ministério da Saúde, bem como das Secretarias de Saúde do estado e do município.

A instituição informou que foi criado um Comitê Institucional de Saúde que está avaliando todas as medidas necessárias para garantir a tranquilidade e segurança dos alunos, professores e colaboradores.

"Comunicados institucionais serão disparados, via canais oficiais da Unicesumar, orientando e atualizando a comunidade acadêmica. Por ora, as atividades acadêmicas do ensino presencial estão mantidas até novas orientações das autoridades competentes ou do setor educacional". Desde janeiro, a instituição informou que está trabalhando campanhas de orientação, seguindo as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde.

A Faculdade Sagrada Família também informou, por telefone, que as atividades seguem mantidas por enquanto. (L.S.)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.