em

Sesc entrega oficialmente obra da Estação Saudade em Ponta Grossa

A Estação Saudade de Ponta Grossa, imóvel tombado como patrimônio histórico do Paraná e pelo Compac em 1990, agora passa a ser chamada Sesc Estação Saudade. A mudança ocorre após a conclusão de um meticuloso processo de restauração do imóvel, promovido pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR.

A inauguração oficial do espaço ocorreu no início da noite desta segunda-feira (16), em solenidade direcionada a convidados e à imprensa, mas o imóvel continua com o propósito de atender a toda a população, como ocorre desde sua construção, quando foi o cenário para as chegadas e partidas para longas viagens de trem, 120 anos atrás.

A obra de revitalização foi possível a partir da cessão do imóvel pela prefeitura ao Sesc PR, que executou o serviço envolvendo 37 restauradores e trabalhadores das áreas de construção civil, engenharia e arquitetura. Juntos, eles retiraram rachaduras e pichações, devolvendo ao imóvel a cor e a beleza originais, ao mesmo tempo que incluíram itens necessários aos novos propósitos do prédio.

O presidente do Fecomércio PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, destacou a iniciativa como uma de várias. “O restauro da Estação Saudade é um dos cinco centros culturais que o Sesc está recuperando no estado. Essa obra é para mostrar para a gurizada que não existe futuro sem passado”, disse.

O prefeito Marcelo Rangel, que foi quem levou a proposta de restauro da estação ao Fecomércio, exaltou o resultado final da obra. “Eu me sinto agradecido, por ver o símbolo do desenvolvimento econômico e do progresso da cidade, que vive hoje o maior de seus momentos de prosperidade, voltando a ser o ponto histórico mais bonito da cidade”, comentou.

 

Serviços

A estação agora é uma nova unidade cultural do Sesc PR e um café-escola do Senac PR. No espaço da biblioteca haverá um acervo inicial de 800 livros de literatura infantil, brasileira, estrangeira e obras de resgate ao patrimônio cultural. Oficinas de escrita, rodas de leitura, contação de histórias, computadores para pesquisa também farão parte do cotidiano. Na sala de Arte serão ofertados cursos e oficinas voltados à criação e experimentação artística, de diferentes técnicas como pintura, desenho, gravura e fotografia. As atividades serão voltadas para diversos públicos, desde o infantil até a terceira idade.

 

Ferroviários

Museu ajuda na preservação

Para resgatar e preservar a história da ferrovia, a unidade contará com um mini museu ferroviário, com peças do acervo da Casa da Memória de Ponta Grossa e com doações da comunidade. A unidade também terá espaços para música e dança, com atividades sistemáticas e oficinas para a comunidade.

Na antiga bilheteria haverá uma loja de souvenirs, com peças produzidas por artistas locais e que rememoram a história da própria estação ferroviária, além de cartões postais, marca páginas, livretos produzidos especialmente para esta nova fase. A unidade estará aberta para visitas agendadas a partir desta terça-feira (17). A programação de cursos terá início na segunda quinzena de janeiro. Mais informações em www.sescpr.com.br.

 

Café-escola

Comunidade terá cursos

A educação profissional também estará presente no prédio, por meio da Unidade de Educação Tecnológica Senac Estação Saudade. O ambiente de prática profissional café-escola, duas salas de aula convencionais e uma cozinha didática proporcionarão a oferta de diversos cursos na área de gastronomia: Boas práticas para serviços de alimentação; comidas de rua; garde manger; sustentabilidade aplicada à cozinha; técnicas de chocolateria; cake design; preparo de bebidas a base de café; técnicas de latte art; barista; confeiteiro; cozinheiro. As inscrições para os cursos já estão disponíveis no site www.pr.senac.br . As aulas na unidade da Estação Saudade iniciam em fevereiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.