em

Queda de mortes por covid reduz registros de óbitos pelo Serviço Funerário

Foto: Arquivo / José Aldinan de Oliveira

A cidade de Ponta Grossa computou nos quatro primeiros dias de abril 19 mortes por covid-19 – média de pouco mais de quatro óbitos a cada 24 horas. Os dados divulgados diariamente pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) refletem queda em relação a períodos semelhantes de março, o mês mais letal da doença no município. No mesmo sentido, o Serviço Funerário Municipal mostra queda acentuada de sepultamentos nos últimos dias.

Entre quinta-feira (1°) e domingo (4), Ponta Grossa registrou 66 óbitos ao todo. Essa estatística inclui diferentes causas de morte e também computa habitantes de outras cidades da região que acabaram perdendo a vida em hospitais do maior município dos Campos Gerais.

Como comparação, entre os dias 11 e 14 de março, quando a pandemia se agravou, o Serviço Funerário acumulou 92 registros de mortes. No final de semana seguinte foram 97, atingindo o ápice do período pandêmico. Em média, Ponta Grossa via naquela época mais de um óbito por hora dentro da cidade.

Lockdown

A Prefeitura decretou medidas restritivas intensas a partir do dia 18 de março. Os números então começaram a reduzir entre 25 e 28 do mesmo mês, quando 89 pessoas morreram conforme os dados do Serviço Funerário.

Agora a quantidade diminuiu para 66, o que significa queda de quase 32% na quantidade de óbitos em duas semanas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.