A primeira edição do projeto “Avenida Central” fechou por três horas cerca de três quilômetros de faixas em ruas do Centro de Ponta Grossa na manhã de domingo. O espaço ficou reservado para atividades esportivas e de lazer, contemplando diferentes faixas etárias. A iniciativa chegou a ser alvo de críticas por ocorrer em meio à pandemia, mas na avaliação do secretário de Esportes, Marco Raasch, terminou com sucesso.
“Foi gratificante ver pais e filhos, casais e amigos aproveitando a manhã de sol e a temperatura amena para caminhar, andar de bicicleta, skate e patins”, cita Raasch. À reportagem ele confirma que haverá nova edição. A probabilidade é repetir a dose no primeiro final de semana de agosto caso o tempo colabore novamente.
O ‘circuito’ montado compreendeu a Avenida Vicente Machado, além das ruas Benjamin Constant, Silva Jardim, Ricardo Lustosa Ribas e Paula Xavier. Diretores, professores e estagiários da Secretaria se posicionaram ao longo do percurso, orientando os participantes para o aproveitamento das atividades e evitando aglomerações.
Planejamento
A intenção da Secretaria de Esportes é tornar rotineira a realização da “Avenida Central” após a imunização contra a covid-19. Além disso, o objetivo é criar simultaneamente espaço de lazer para as crianças na Rua Benjamin Constant, abrangendo também o Parque Ambiental.