em

Prefeitura de Ponta Grossa planta 4,5 mil árvores em três anos

A prefeitura de Ponta Grossa plantou 4,5 mil árvores e mais de 500 mil flores, desde o início de 2017. A informação foi compartilhada nas redes sociais pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barros. “Não há um planeta B”, disse, convidando a população a abraçar a ideia de tornar a cidade mais verde, e destacando o trabalho das servidoras Isabel Meister e Elisângela Schnaider, na coordenação da equipe de paisagismo.

Segundo Barros, a prioridade foi, até agora, ampliar a arborização e plantio de flores nos parques, a exemplo do Parque Ambiental – hoje com mais de 500 árvores – parque Linear em Oficinas e espaços de lazer, como o entorno da arena multiuoso e a avenida München revitalizada. Antes, porém, foi preciso reestruturar a secretaria.

“Através da lei de compensação ambiental, conseguimos construir o novo viveiro municipal. Também formamos uma equipe de arborização e paisagismo, contando também com as equipes contratadas pela PGA [empresa Ponta Grossa Ambiental]”, explica Barros. O próximo passo é direcionar o plantio de árvores e flores para os bairros mais afastados do Centro.

 

Substituições

No momento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) realiza o levantamento de árvores que precisão ser substituídas em praças e ruas da cidade. “Muitas já estão condenadas e, mesmo bonitas, precisam ser substituídas. Mas não faremos isso na escuridão”, comenta o secretário, se referindo a episódios recentes de cortes de árvores realizados pela prefeitura que pegaram a população de surpresa, como ocorreu com o ipê em esquina da praça Barão do Rio Branco e com 13 árvores retiradas da praça João Pessoa, sem comunicação prévia. “ A ideia é discutir com a população e com o conselho do meio ambiente”, diz.

 

Parceria com a Apae

Segundo Barros, nos próximos dias a prefeitura receberá a doação de 3,5 mil flores fruto de um projeto envolvendo Frísia e Apae. As flores serão cultivadas pelos alunos da entidade, no trevo de acesso ao conjunto habitacional Monteiro Lobato. Como contrapartida, o município irá oferecer suporte técnico para ampliação do viveiro produzido na Apae. O objetivo é envolver toda a comunidade e fortalecer parcerias por ações voltadas ao meio ambiente.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.