em

Prefeitura não prevê replantio em praça que teve 13 árvores retiradas

A prefeitura de Ponta Grossa informou que não tem previsão de realizar plantio de novas árvores na praça João Pessoa. Na última terça-feira (4), foi feita a extração de 13 árvores que compunham o paisagismo da praça, ao lado do terminal central de ônibus. O Diário de Obras da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMCSP) descrevia na programação a poda de árvores, mas não previa a extração de nenhuma.

Diante do protesto e questionamento de uma parte da população, a prefeitura apresentou diferentes respostas na justificativa para a retirada. Extra-oficialmente, a SMSP havia inicialmente dito que se tratava de árvores que estavam comprometidas, podres, arriscando cair sobre veículos e pessoas, e que tudo foi acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA).

Mais tarde, uma nota oficial mencionou que apenas a SMSP agiu, e que duas das árvores foram retiradas para auxiliar o trabalho da Guarda Municipal, já que comprometiam a visualização de duas câmeras de segurança. No entanto, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública informou que foi solicitada apenas a poda das árvores.

 

Opiniões

A ação dividiu opiniões. O comerciante Emanuel Ramos disse não ser contra a retirada das árvores, mas mencionou que, se for para dar mais visibilidade e segurança, é melhor ampliar o policiamento no local. “Importante é plantar outras, já que foram retiradas as que estavam aqui”, diz. Valdomiro Lemes, 64 anos, que se dedica a vender peças de artesanato feitas com pneus descartados, diz que a ação era necessária. “Tinha muita árvore podre e com cupim aqui”, justifica ele, que trabalha no local todo sábado há seis meses. A prefeitura disse que ainda analisa novo projeto para a praça.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.