em

Corte de ipê roxo gera polêmica em PG

A população viu nesta semana servidores da Prefeitura de Ponta Grossa fazendo o corte de árvores na Praça Barão do Rio Branco, área central da cidade. Na ocasião, uma árvore que estava no mesmo local há décadas foi derrubada, levando vários leitores a questionar os critérios da Secretaria Municipal de Obras no corte realizado.

O secretário Márcio Ferreira informou que a atividade dos funcionário no local seguiu uma rotina, por meio da qual ocorrem as podas sistemáticas de árvores a cada seis meses nas praças da cidade. “Estamos fazendo o desbaste de 20% das folhas. O que acontece é que, sempre nessas ocasiões também ocorre uma avaliação de cada árvore. E, com relação a essa árvore, um ipê roxo, foi constatado que ela estava com raiz e caule comprometidos”, diz Ferreira.

Ele encaminhou ao DC uma cópia do documento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, autorizando a derrubada da árvore que, “por encontrar-se morta, deverá ser reposta por outras árvores neste mesmo local”, conforme descreve o texto.

O ipê roxo tinha cerca de 30 metros de altura e, segundo Ferreira, colocava em risco outras árvores saudáveis, a fiação, os taxistas, veículos e cerca de 20 mil pessoas que passam pelo local diariamente, incluindo as crianças que brincam no parquinho ao lado. “A derrubada da árvore é uma imagem triste, mas mais triste seria se ela caísse sobre uma pessoa”, afirma. 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.