A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que vai adotar mudança no atendimento a pessoas com sintomas de dengue em Ponta Grossa. Conforme detalhou a assessoria de imprensa da prefeitura, a adequação se refere às três Unidades Básicas de Saúde referência. São as chamadas Unidades Sentinela da dengue em Ponta Grossa, que terão novos horários a partir de segunda-feira (5).
“O atendimento de pessoas com sintomas de dengue nas Unidades Sentinelas terão seu horário de atendimento alterado: o funcionamento das Unidades Cyro de Lima Garcia (Oficinas), Rômulo Pazinato (Nova Rússia) e Luiz Conrado Mansani (Uvaranas) será das seis horas da manhã até a meia-noite. Tal reorganização é possível pela baixa no número de casos da doença nas últimas semanas”, informou a FMS.
Unidades Sentinela da dengue em Ponta Grossa
As três Unidades Sentinela foram anunciadas em 8 de maio de 2024, com a intenção de dar melhor atendimento aos casos de dengue na cidade. Naquela ocasião, frente aos números crescentes de contágio, o Município estabeleceu atendimento ininterrupto. O serviço funcionava 24 horas por dia, sete dias por semana, e era exclusivo para casos de dengue.
Em 10 de junho, essas UBS retomaram os atendimentos rotineiros clínicos e de rotina em horário convencional. Porém, as três unidades continuavam sendo referência para casos de dengue 24 horas por dia. A partir das 17 horas, atendiam apenas casos suspeitos de dengue.
Agora, as Unidades Sentinela terão atendimento das 6h às 00h, totalizando 18 horas diárias de atendimento.