em

Dengue aumenta em 41,7% os atendimentos em unidades de saúde de PG

Foto: Divulgação

O novo boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que os casos continuam em elevação em Ponta Grossa. Em uma semana, os casos confirmados subiram quase 50%, passando de 374 no informe divulgado dia 26 de março para 560 no boletim desta terça-feira (2).

Leia mais: Saúde reforça que UPAs são destinadas para atendimentos de emergência

Além da Sesa, quem também percebe esse aumento da doença são os serviços de saúde do Município. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, somente em março foram registrados 2.567 atendimentos a casos suspeitos de dengue nas unidades de saúde.

“Em março de 2024, tivemos aumento de 41,7% no número de atendimentos gerais em relação ao mesmo mês de 2023; aumento de 12,8% em relação a fevereiro de 2024 e aumento de 11% em relação a janeiro de 2024” informou a FMS, por meio da assessoria de imprensa.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o aumento da procura de pacientes com sintomas de dengue impacta em todos os serviços da Atenção Primária, já que o atendimento aos pacientes com condições crônicas, gestantes, procedimentos e demais demandas eletivas continuam acontecendo.

Pessoas com suspeita de dengue devem sempre buscar atendimento de saúde. Há uma orientação para que elas se dirijam às “Unidades Sentinela” que são a Rômulo Pazzinato (Nova Rússia), Cyro de Lima (Oficinas) e Conrado Mansani (Uvaranas), mas as demais também estão recebendo os pacientes, que são classificados em quatro grupos, conforme o risco.

Veja como:

Pacientes do grupo A são atendidos na própria UBS;

Pacientes do grupo B são encaminhados para as unidades Sentinela para observação e coleta de exame complementar;

Pacientes dos grupos C e D são encaminhados às UPAS

Leia mais: Exclusivo: saiba onde será a nova unidade do Bob’s em Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.