em

Prefeita anuncia 5 medidas para reorganizar Saúde em PG

Entre as mudanças, a UBS Sady Silveira será um Centro de Atendimento da Criança

Reprodução Google

Paralelamente aos decretos que definem a nova gestão da FMS, a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, anunciou nesta terça-feira (3) cinco novas medidas para reorganizar o sistema municipal de Saúde em PG.

Saúde em PG

A primeira determinação da chefe do Executivo Municipal é a retomada imediata do atendimento das crianças, com a transformação da Unidade de Saúde Sady Silveira, em Centro de Atendimento da Criança. “Essa unidade vai funcionar todos os dias para atendimento exclusivo das crianças, graças à economia e corte de gastos em 25% que adotamos no início desse ano”, explica.

1 – Crianças

Segundo Elizabeth, o Centro de Atendimento da Criança vai ser integrado às UPAS e ao Hospital Materno Infantil (Humai-UEPG) gerido pelo Estado, que, inclusive, irá aumentar de 5 para 15 leitos de internamento. “Essa é mais uma conquista que obtivemos junto à Secretaria de Estado da Saúde e junto à UEPG”, explica.

2 – Nova UPA

Outra medida confirmada pela prefeita é a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Uvaranas, próximo ao Terminal. “Será uma unidade de grande porte e com serviço mais perto de onde grande número de usuários mora. A nova UPA Uvaranas vai começar a funcionar no ano que vem”, avalia.

3 – UBSs

Também será anunciado nos próximos dias o maior programa de reformas, reestruturação de equipes de atendimento e preparação para o serviço médico nas unidades de saúde dos bairros. “Vamos esse ano reformar e modernizar 15 unidades básicas de saúde e outras 15 no ano que vem. E ainda serão mais 15 em 2024 ”, complementa a prefeita, destacando que isso será possível com recursos do município, das emendas de vereadores, emendas de deputados estaduais e federais.

4 – Servidores

A quarta medida é a reorganização de pessoal que estava no Hospital Amadeu Puppi, fechado por segurança e que também vai ser reformado. Os servidores serão incorporados junto às equipes de Estratégia da Saúde da Família – que fazem atendimento domiciliar – e também ao time de agentes comunitários de saúde.

5 – Licitações

A quinta medida prioritária é a determinação ao grupo de gestão da Prefeitura que inicie imediatamente processo de licitação pública para serviços qualificados nas UPAs Santa Paula e Santana. “Como está não ficará mais. É uma questão de tempo. Daqui a pouco as pessoas vão esquecer os momentos difíceis que, infelizmente, atravessamos”, enfatiza a prefeita.

Unidades de Saúde que serão reformadas em 2022

– Egon Roskamp (Santa Paula)

– Roberto de Jesus Portela (Ronda)

– CAPS AD (Uvaranas)

– Centro Municipal da Mulher (Vila Liane)

– Centro Municipal de Exames (Centro)

– SAE (Centro)

– Clyceu de Macedo (Santa Terezinha)

– Santo Domingo (Costa Rica)

– Zilda Arns (Parque Nossa Senhora das Graças)

– Horácio de Miranda (Santa Mônica)

– Ambrósio Brecailo (Bonsucesso)

– Sharise Angélica Arruda (Recanto Verde)

– Conrado Mansani (Uvaranas)

– Aluízio Grochoski (Vila Guaíra)

– Antonio Russo (São José)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.