em

Ponta Grossa é a 5ª cidade com mais mortes no trânsito

O Paraná reduziu em 20% o número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito, entre 2011 e 2015. Os dados são do Ministério da Saúde, disponibilizados pelo DataSUS, e consideram os óbitos em hospitais, domicílios e vias. O resultado paranaense foi melhor que a média nacional. No Brasil, a queda no mesmo período foi de 11% – com 39.543 mortes no último ano da análise.

Apesar disso, o número de mortes no trânsito ainda é considerado alto. Ponta Grossa aparece em quinto lugar no ranking de municípios com maior número de óbitos, atrás apenas de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

Em 2011, o Paraná registrou 3.387 vítimas fatais por causa dos acidentes. Em 2015, foram 2.694. “É uma redução importante, que nos aponta os caminhos a seguir”, afirma o diretor-geral do DetranPR, Marcos Traad. “Nestes cinco anos, as leis ficaram mais rigorosas, investimos mais em educação para o trânsito e tivemos inciativas importantes que uniram Governo Federal, Estadual e municípios”, destaca.

Segundo ele, entretanto, ainda não há o que comemorar. “Não existe um número aceitável de mortes no trânsito e devemos pensar que cada uma delas poderia ser evitada”, completa.

Entre os Estados com maior frota de veículos, o Paraná só teve redução abaixo de São Paulo (-21% no período), Minas Gerais registrou queda de 15% e Rio de Janeiro 20%.

Arquivo DC
Ponta Grossa registrou 88 mortes no trânsito em 2015

 

Óbitos no trânsito do PR em 2015

Posição Cidade  Mortes

1º           Curitiba                196

2º           Londrina              167

3º           Maringá               97

4º           Cascavel              95

5º           Ponta Grossa     88

6º           Campo Mourão 64

7º           Umuarama         60

8º           Foz do Iguaçu    58

9º           Toledo  55

10º       Guarapuava       54

 

Fonte: Ministério da Saúde

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.