em

Confira 18 dicas para não reprovar no exame do Detran

Um levantamento realizado na semana passada pelo Diário dos Campos, junto ao Detran, mostrou que o exame prático do Detran para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação reprova mais que aprova no Paraná. No estado, o índice de exames que resultado em aprovação não chega a 62%, e em Ponta Grossa não chega a 52%. Com isso, muitos leitores ficaram se perguntando por que parece tão difícil obter a aprovação.

Mas Giancarlo Kimmel, gerente em uma auto escola que forma condutores há 10 anos em Ponta Grossa, explica que os critérios para aprovação não são tão complicados assim. O principal, além de estudar em um centro de formação de condutores de qualidade, é ter conhecimento, tranquilidade e manter a concentração. Mas algumas outras dias podem ser essenciais para que o candidato tenha sucesso durante o processo para conquista da 1ª CNH ou renovação da habilitação. Confira as principais orientações que ele oferece para a realização do exame psicotécnico e de visão, na prova teórica e na prova prática:

 

Prova teórica

– As questões são objetivas. Mas há situações em que mais de uma resposta é a correta. Tenha atenção ao enunciado de cada pergunta.

– Não existe uma prova mais difícil que a outra. Elas são aleatoriamente diferentes entre si, mas têm o mesmo peso de dificuldade. Preocupe-se com a sua.

– Você tem 30 questões, e precisa acertar pelo menos 21. Começar respondendo as mais fáceis é uma boa dica, mas não esqueça de nenhuma.

– São 50 minutos para responder as perguntas. O tempo é mais que necessário para analisar todas as alternativas. Responda com calma e sem pressa.

– Decoreba não adianta. As questões são sobre a aplicação prática das leis. Preferência no tráfego, sinalização e respeito ao pedestre têm grande peso.

 

Psicotécnico e visão

– O exame psicológico é dividido em duas etapas. A primeira é uma conversa individual com o psicólogo. A segunda é uma exame coletivo.

– A primeira etapa tem duração de até meia hora, com conversa e identificação do perfil psicológico do candidato. A segunda etapa dura cerca de 1h40.

– Os testes envolvem desenho de figura, exercício de traços no papel, de memorização de imagens e textos e de compreensão lógica de situações.

– A ansiedade é responsável pela maior parte dos erros. Quando o candidato acelera demais, perde agilidade motora e concentração.

– No que se refere à visão, daltônicos podem dirigir. Quem usa óculos também. Se a a visão estiver comprometida em mais de 70% há restrições.

 

Prova prática

– Relaxe e mantenha a calma desde o dia anterior à prova. Fique tranquilo, e isso ajudará a ter atenção aos comandos do veículo.

– A baliza pode ser feita em três tentativas ou no tempo limite de cinco minutos. Marque a distância correta do meio-fio.

– Se for aprovado na baliza, o candidato segue para a prova prática na rua. Cuidado nas conversões, aproximação segura de veículos e preferenciais.

– Mantenha distância segura dos veículos estacionados e daquele que estiver à sua frente. Atente para velocidade máxima.

– É obrigatório desenvolver o deslocamento até a terceira marcha. Respeite a passagem de pedestres e pare em ponto seguro de cruzamento.

– Em dia de chuva, reduza velocidade e cuidado especial com ruas de paralelepípedo. Elas ficam escorregadias; evite perder o controle do carro.

– Atenção para a maior pegadinha do trânsito de Ponta Grossa: muitas faixas para pedestre estão apagadas. Imagine-as, e pare antes delas.

– Você pode cometer até dois erros ou seis pontos. O mais comum é esquecer de acionar o pisca, perder controle do carro ou estourar o tempo na baliza.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.