em

Ponta Grossa deve contar com nova fábrica de embalagens de papel

“Bras-Onda”, de Curitiba, fabrica produtos feitos de papelão ondulado e deve instalar nova unidade no Distrito Industrial

Foto: José Aldinan/DC

Mais uma fábrica de embalagens deve anunciar em breve a sua instalação em Ponta Grossa: a Bras-Onda, curitibana com 28 anos de história que produz embalagens de papelão ondulado. De acordo com informações obtidas pela reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais, a empresa comprou um terreno de 83,3 mil metros quadrados no Distrito Industrial no valor de R$ 10,92 milhões.

A área onde será instalada a empresa antigamente pertencia à Pineply Compensados e fica localizada ao lado da Voith Paper – fabricante de equipamentos para indústrias do setor de papel, mas que afirma não manter relações comerciais com a Bras-Onda.

“Estamos em negociação com a indústria, que está prospectando investimentos aqui e já adquiriu o imóvel. Ela atende outras das nossas fábricas, como Ambev, Continental e Heineken, além de outros segmentos”, contou o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional de Ponta Grossa, José Loureiro.

De acordo com o perfil no LinkedIn da empresa, ela emprega entre 51 e 200 funcionários. Segundo Loureiro, ainda não há a estimativa de quantas vagas devem ser geradas, nem de qual deve ser o investimento total na cidade. Tentamos entrar em contato com a Bras-Onda, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno.

Foto: José Aldinan/DC

A empresa

A Bras-Onda fabrica embalagens em papelão ondulado para segmentos diversos, como automotivo, eletrônico, cosméticos, alimentos e bebidas e mobiliário, entre outros. A indústria faz produção da própria da matéria-prima e foca nas diferentes necessidades dos clientes, seja para transporte, proteção, acondicionamento ou exposição. Suas especialidades são embalagens industriais, caixas de papelão, papelão ondulado, corte e vinco, pallets em papelão ondulado e acessórios de papelão.

Foto: Reprodução Bras-Onda

Mercado de embalagens

Ponta Grossa já conta com pelo menos duas gigantes do setor de produção de embalagens – que, porém, atuam com diferentes materiais. A sueca Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos e produtora da famosa tecnologia UHT (usada em caixas de leite longa vida), se instalou na cidade em 1999. No Brasil também conta com uma unidade produtiva em Monte Mor (São Paulo) e a operação nacional é segunda maior do Grupo Tetra Pak em todo o mundo nos quesitos volume de vendas e faturamento, atrás somente da subsidiária na China.

Outra empresa forte do segmento de embalagens com unidade em Ponta Grossa é a BO Packaging, que trabalha com soluções para indústrias de alimentos, frutas e vegetais, fast food, cuidados pessoais, produtos de limpeza e domésticos, tabaco, petróleo e construção. Com outras duas plantas em Santiago (Chile) e uma em Lima (Peru), a indústria fabrica produtos como embalagens flexíveis, conversão de produção de papel e papelão, formação de polipapel, extrusão de filmes e chapas, sopradoras plásticos, injeção e termoformagem. Entre suas principais linhas estão doypacks, saquinhos, bolsas, embalagens, rótulos, clamshells, copos, potes e tampas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.