em

PG autoriza entrada de criança em supermercados; veja os detalhes

Foto: Arquivo/DC

A prefeitura de Ponta Grossa autorizou a entrada de mais de um membro por família em supermercados, assim como a entrada de crianças menores de 14 anos de idade. A autorização consta no decreto publicado na última sexta-feira (23), e tem validade até o dia 2 de agosto.

Isso porque no decreto 19.277/21, publicado no Diário Oficial do Município no dia 23, a prefeitura de Ponta Grossa, entre as medidas de enfrentamento à covid-19, a prefeitura revogou o decreto 19.206/21: entre as proibições constantes no decreto revogado estava justamente o acesso de crianças menores de 14 anos nos supermercados.

Conforme as novas regras em vigor, os estabelecimentos comerciais, culturais e de eventos estão autorizados a funcionar em horário normal de atendimento, com limitação de 50% da capacidade de ocupação, observadas as medidas de proteção à covid-19. O decreto publicado na sexta-feira também autoriza o funcionamento dos cinemas com 30% de sua capacidade; e impõe o toque de recolher da meia-noite às 5 horas, mesmo período em que fica proibida a venda e consumo de bebida alcoólica.

No início do mês, a deputada estadual Mabel Canto (PSC) e a vereadora Joce Canto (PSC), encaminharam pedido de reconsideração das determinações municipais decretadas que preveem proibição da entrada de crianças menores de 14 anos de idade nos supermercados de Ponta Grossa. Segundo elas, a situação gerava situações de dificuldade e impasses aos pais e mães de famílias. Ao mesmo tempo que não podem deixar os filhos sozinhos em casa, também não podem levá-los ao supermercado, onde adquirem itens básicos de alimentação e consumo.

Vacinação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19. A inclusão será iniciada após envio da primeira dose para a vacinação de adultos com mais de 18 anos. Adolescentes com comorbidades serão os primeiros a serem imunizados. A medida foi acertada durante reunião entre o ministério e representantes de estados e municípios.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.