A Secretaria de Estado da Saúde (SESA), com o apoio do Comitê Estadual Intersetorial de Controle da Dengue, e os municípios estarão mobilizados para o combate à dengue neste sábado (2), no chamado Dia D de combate ao mosquito. As ações vão focar na prevenção e eliminação dos focos de aedes aegypti.
Leia mais: Brasil bate 1 milhão de casos de dengue em apenas dois meses
A principal mensagem do Dia D de Combate à Dengue é reforçar a prevenção, que cabe a todos. A responsabilidade da eliminação e remoção mecânica dos criadouros é coletiva.
Ponta Grossa
Ponta Grossa está aderindo à campanha e, segundo a Prefeitura, vai colocar mais de 200 pessoas para atuar no Dia D. A ação irá acontecer no Núcleo Santa Paula, bairro Contorno, com início às 8h e finalização às 17h. O ponto de encontro e de concentração das equipes será na Unidade de Saúde Egon Roskamp.
Intensificação
A Prefeitura de Ponta Grossa intensificou as ações contra a dengue, com força-tarefa em bairros da cidade. As equipes realizam há uma semana as ações de conscientização e eliminação de criadouros nas localidades visitadas devido ao maior número de casos de dengue nestas determinadas regiões.
As ações desta semana ocorreram no Borato (bairro Chapada) – local que tem a maior incidência de casos, Boa Vista e Vila Cipa (Oficinas). Desde o início da força-tarefa foram vistoriados mais de dez mil imóveis.
Além dos agentes de endemias, equipes de fiscais da Vigilância Sanitária e fiscais da Zoonoses estão sendo direcionadas para conscientização e eliminação de focos de dengue durante vistorias realizadas em diferentes pontos da cidade.