26 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Pacientes da UPA são transferidos para Telêmaco Borba. Entenda


Por Felipe Liedmann Publicado 07/10/2021 às 20h26 Atualizado 21/02/2026 às 07h30
Ouvir: 00:00
Foto: Arquivo DC

Dois pacientes com problemas respiratórios e triados no protocolo de covid-19 foram transferidos da UPA Santa Paula, em Ponta Grossa, para a cidade de Telêmaco Borba, a 130 quilômetros. Equipes do SAMU realizaram o procedimento na tarde de ontem (6).

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), os dois pacientes deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento, mas estavam em condição de internamento. Diferente do que ocorria no começo do ano, a UPA não interna pessoas com a doença causada pelo coronavírus.

Esperava-se então que ambos fossem levados para o Hospital Universitário Regional, em Ponta Grossa. Mas a Central de Regulação de Leitos, comandada pelo Governo do Estado, solicitou que as duas pessoas fossem encaminhadas para Telêmaco Borba, onde há hospital de referência para a covid.

“Este remanejamento de pacientes é comum e pode ocorrer dentro das macrorregiões ou entre as macros, de acordo com a disponibilidade de leitos e visando a um melhor e pronto atendimento ao paciente. Ponta Grossa e Telêmaco Borba fazem parte da macrorregião leste, sendo municípios próximos”, disse a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) em nota à reportagem. Já o Município não pode intervir na regulação de leitos.

No último final de semana, o Hospital Universitário Regional, em Ponta Grossa, chegou a atingir lotação máxima na UTI Covid. No entanto, os números oscilaram e caíram para 67% na segunda-feira (4).

Conforme o boletim atualizado divulgado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a UTI Covid da cidade encontra-se com 58% de ocupação. São 21 pacientes em 36 leitos disponíveis.

Apesar da disponibilidade, a SESA opta pela distribuição da pacientes covid-19 para outros municípios da região a fim de não sobrecarregar o sistema de saúde de determinada cidade. A busca é pelo equilíbrio no número de internamentos em cada hospital.

Boletim divulgado pela UEPG nesta quinta (7) mostra que há leitos disponíveis em Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.