em

Pacientes da UPA são transferidos para Telêmaco Borba. Entenda

Foto: Arquivo DC

Dois pacientes com problemas respiratórios e triados no protocolo de covid-19 foram transferidos da UPA Santa Paula, em Ponta Grossa, para a cidade de Telêmaco Borba, a 130 quilômetros. Equipes do SAMU realizaram o procedimento na tarde de ontem (6).

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), os dois pacientes deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento, mas estavam em condição de internamento. Diferente do que ocorria no começo do ano, a UPA não interna pessoas com a doença causada pelo coronavírus.

Esperava-se então que ambos fossem levados para o Hospital Universitário Regional, em Ponta Grossa. Mas a Central de Regulação de Leitos, comandada pelo Governo do Estado, solicitou que as duas pessoas fossem encaminhadas para Telêmaco Borba, onde há hospital de referência para a covid.

“Este remanejamento de pacientes é comum e pode ocorrer dentro das macrorregiões ou entre as macros, de acordo com a disponibilidade de leitos e visando a um melhor e pronto atendimento ao paciente. Ponta Grossa e Telêmaco Borba fazem parte da macrorregião leste, sendo municípios próximos”, disse a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) em nota à reportagem. Já o Município não pode intervir na regulação de leitos.

No último final de semana, o Hospital Universitário Regional, em Ponta Grossa, chegou a atingir lotação máxima na UTI Covid. No entanto, os números oscilaram e caíram para 67% na segunda-feira (4).

Conforme o boletim atualizado divulgado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a UTI Covid da cidade encontra-se com 58% de ocupação. São 21 pacientes em 36 leitos disponíveis.

Apesar da disponibilidade, a SESA opta pela distribuição da pacientes covid-19 para outros municípios da região a fim de não sobrecarregar o sistema de saúde de determinada cidade. A busca é pelo equilíbrio no número de internamentos em cada hospital.

Boletim divulgado pela UEPG nesta quinta (7) mostra que há leitos disponíveis em Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.